Cidadeverde.com

Polícia nega aviso para moradores não irem ao carnaval e alerta para fake news

Imprimir

Foto: facebook/Policia Militar de Valença do Piaui

Usando o nome da Polícia Militar do Piauí, notícias falsas circulam no município de Valença do Piauí pedindo que os moradores da cidade e região vizinha não participem das festas de carnaval por causa da maior incidência de violência nesse período do ano.

Na noite de segunda (24), o Comandante da 2ª Cia./4º BPM, capitão Antônio dos Santos, emitiu uma nota de esclarecimento, por meio da Secretaria de Segurança Pública, para desmentir o boato.

"Não são verdadeiras as notas veiculadas nas redes sociais em que a Polícia Militar estaria advertindo as pessoas a não participarem do Carnaval/2020 em Valença do Piauí-PI, dada a suposta incidência de violência, inclusive citando números de ocorrências, em que pese: o suposto 'recorde de apreensões de armas brancas'", começa a nota.

A nota explica o conteúdo das mensagens relatam que as pessoas de bem deveria tomar cuidado com indivíduos mal intencionadas que estariam infiltradas em meio aos eventos carnavalescos para causar-lhes mal. "Tais informações  não são reconhecidas pelo Comando da Polícia Militar em Valença do Piauí, portanto são notícias falsas“.

"Reitera que até o momento não divulgou nenhum balanço de eventuais ocorrências relacionadas ao Carnaval/2020 em Valença do Piauí-PI, bem como informa que a previsão para divulgação do balanço de ocorrências está prevista para o dia 26/02/2020, quarta-feira próxima", destaca a nota.

A Polícia Militar "adverte as pessoas que não promovam a criação ou divulgação de notícias falsas" e "que o ordenamento jurídico brasileiro tem meios e ferramentas para proibir e punir a disseminação de notícias falsas".


NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Comandante da 2ª Cia./4º BPM, CAP PM SANTOS, vem a público esclarecer que não são verdadeiras as notas veiculadas nas redes sociais em que a Polícia Militar estaria advertindo as pessoas a não participarem do Carnaval/2020 em Valença do Piauí-PI, dada a suposta incidência de violência, inclusive citando números de ocorrências, em que pese: o suposto “recorde de apreensões de armas brancas” e que as pessoas de bem tomassem cuidado com indivíduos mal intencionadas que estariam infiltradas em meio aos eventos carnavalescos para causar-lhes mal. Tais informações  não são reconhecidas pelo Comando da Polícia Militar em Valença do Piauí, PORTANTO SÃO NOTÍCIAS FALSAS.

Reitera que até o momento não divulgou nenhum balanço de eventuais ocorrências relacionadas ao Carnaval/2020 em Valença do Piauí-PI, bem como informa que a previsão para divulgação do balanço de ocorrências está prevista para o dia 26/02/2020, quarta-feira próxima.

Informa ainda que, as ocorrências registradas não tem relação direta com o Carnaval e provém de fatos isolados, salvo uma morte por afogamento ocorrida por volta das 13 h 00 mim de ontem, dia 23/02/2020, na Barragem Mesa de Pedra, em Valença do Piauí, onde um cidadão, não observando os cuidados e cautelas necessários, adentrou em área imprópria para o banho na citada represa, onde a Polícia Militar prontamente atendeu tal ocorrência.  

Adverte as pessoas que não promovam a criação ou divulgação de notícias falsas, mais conhecidas por “fake news”, onde a valorosa liberdade de expressão e livre manifestação do pensamento não podem ser formas de causar prejuízos, dentre outros, à segurança pública, bem como não podem servir de pretexto para promoção pessoal em detrimento da verdade dos fatos e promoção de insegurança pública, o que em nada beneficia a população deste município. 

Que o ordenamento jurídico brasileiro tem meios e ferramentas para proibir e punir a disseminação de notícias falsas.

Finaliza enfatizando que a Polícia Militar do Piauí, em Valença do Piauí, continua com a sua missão constitucional de preservar a ordem pública.

Quartel da 2ª Cia./4º BPM, em Valença do Piauí, 24 de fevereiro de 2020. 

Atenciosamente,

Antonio dos SANTOS Neto – Cap QOPM
Comandante da 2ª Cia./4º BPM

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais