Cidadeverde.com

O que fazer para prevenir quedas em idosos?

Imprimir

Você sabia que 30% das pessoas com mais de 65 anos caem pelo menos 1 vez por ano? Essa porcentagem aumenta para 50% quando a idade atinge 80 anos. Se já se sabe que o fator “queda” é alto entre a população da terceira idade, o que fazer para prevenir? “As quedas são um sinal de algo não está bem na saúde do idoso”, ressalta Marcella dos Santos, enfermeira.

Entre os grandes causadores das quedas estão a baixa visão, o enfraquecimento muscular e alterações no equilíbrio. No entanto, doenças como Parkinson, demência, quadro confusional, artrose, entre outras também aumentam o risco desse tipo de acidente.

“As consequências podem ser fatais, já que a grande maioria fratura o fêmur e não consegue recuperar totalmente sua capacidade funcional e deixam de realizar vários movimentos”, avalia.

Pensando assim, seguem alguns itens que podem ajudar na prevenção de quedas:

Treinamento para equilíbrio: O Ministério da Saúde aponta que aulas como Thai Chi Chuan podem reduzir em até 37% as quedas entre os idosos praticante.
Elimine Obstáculos: fios espalhados, tapetes e outros objetos devem ser tirados do caminho de idosos.
Instalação de Suportes: corrimãos e barra de segurança ajudam no dia a dia oferecendo apoio. No banheiro, considere utilizar assento removível no vaso sanitário para adequar à altura do idoso. Se possível opte por pisos antiderrapantes.
Nunca usar apenas meias nos pés: Opte por sapatos com solas antiderrapantes, substitua o chinelo folgados e nunca deixe o idoso apenas de meia.
Iluminação: Ambientes bem iluminados, com interruptores de fácil acesso para o trajeto entre os cômodos é fundamental.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais