Cidadeverde.com

Povoados de José de Freitas e Lagoa Alegre ficam isolados devido as chuvas

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

O secretário Estadual de Defesa Civil, Geraldo Magela, informou em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (11), que há desabrigados em quatro cidades do Piauí.  O gestor também afirmou que há pessoas isoladas nos municípios de José de Freitas e Lagoa Alegre. 

Em Barras há 100 pessoas desabrigadas. É uma média de 20 famílias que está em abrigos da prefeitura.  Nas cidades de Batalha, Cabeceiras e Esperantina o número de desabrigados ainda está  sendo contabilizado pelas prefeituras. Ainda ontem os níveis dos rios  Longá e Marataoan ultrapassaram   a cota de inundação e a expectativa é que aumente nos próximos dias.

O prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, confirmou ao Cidadeverde.com  que o trecho da PI-366, que passa pelo riacho Pai Luiz, rompeu e alguns povoados estão isolados. A prefeitura está monitorando a situação. 

"A prefeitura tem feitos vários servicos tanto na  zona urbana quanto na rural.  Estamos priorizando transporte escolar. Muitas casas em condições ruins", disse. 

As fortes chuvas que caem sobre o Piauí já resultaram na morte de quatro pessoas nos últimos dias. A primeira foi uma criança atingida por um raio e a última a de um ciclista que foi arrastado pela correnteza. 

A Defesa Civil monitora os municípios, enviando reforços, e afirma que há possibilidade do Estado decretar situação de emergência. As cidades mais críticas são Buriti dos Lopes, Caxingó, São José do Divino, Piripiri, Lagoa Alegre, Barras, Batalha, Cabeceira e Esperantina, com nível alto de inundação. 

A expectativa é que nas próximas horas Parnaíba e Ilha Grande também seja incluídas nas áreas críticas da Defesa Civil.

"Temos equipes da Defesa Civil do Estado, do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar juntamente com as prefeitura dos municípios  trabalhando para retirar as vítimas dos locais atingidas pelas enchentes para levar para os locais seguros. Como a situação geográfica historicamente  se  repete ao longo dos anos e a gente sabe as áreas de risco, é interessante que própria população com as informações divulgadas dos níveis dos rios subindo se antecipem ao problema e saiam antes das águas chegarem.  Os alertas estão sendo emitidos", afirma Geraldo Magela.  

Orientações 
O secretário da Defesa Civil orienta, ainda, que as pessoas evitem ficar fora de casa durante as chuvas.  Ele alerta que as "passagens molhadas" escondem o riscos das correntezas.

"A orientação é que nos momentos de chuva as pessoas procurem ficar em locais seguros, locais abrigados. As quatro pessoas que morreram todas estavam em locais desabrigados. É importante que as pessoas evitem atravessar locais com água por correnteza. Seja de carro, seja de caminhando, porque mesmo que aquele local não seja profundo a correnteza pode ser forte e levar para um local profundo. Se tiver no trabalho espere um pouco para voltar para casa, evitar ficar embaixo de árvores e galpões abertos", orienta. 

Ontem a prefeitura de Barras divulgou um número de celular para auxiliar as famílias em áreas de risco. É o (86) 9 8145 - 4258.


Flash Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais