Cidadeverde.com

Especialistas: hábitos higiênicos coíbem a proliferação da Covid-19

Imprimir

Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Medidas preventivas de higienes são divulgadas na mídia o tempo inteiro como a melhor ferramenta para coibir a disseminação da pandemia do novo coranavírus (Covid-19). São hábitos já comuns à nossa realidade, mas que precisam ser reforçados diante do atual cenário. No Piauí, especialistas apontam que o vírus ainda está estável, já que em um comparativo com outros locais não há grande acúmulo de casos. Porém, os médicos e organizações de vigilância sanitária orientam que a medida mais eficaz para conter o avanço da doença é estar vigilante.

A médica infectologista Dra. Geórgia Agostinho, estava na equipe clínica que acompanhou o quadro do jornalista Marcelo Magno, que foi diagnóstico com o vírus. Ela dá importantes orientações à população sobre os cuidados que devem ser adotados.

“Qualquer pessoa que apresente sintomas gripais tem que ficar em casa e se isolar na medida do possível, evitando aproximações para menos de um ou dois metros. Deve cobrir a face com a dobra interna do cotovelo ao falar, tossir e espirrar, além de usar lenços descartáveis e logo após jogá-los fora. Se quem apresenta sintomas respiratórios precisar se deslocar, deve utilizar máscara comum”, orienta a infectologista.

O alerta também vai para o uso indiscriminado de máscaras de proteção. Ela afirma que não existe nenhuma recomendação ou evidência de que usá-las na vida comum reduz a quantidade de infecções, como por exemplo: ao dirigir, ir à farmácia, supermercado ou andar nas ruas. “Elas são recomendadas para pessoas que estão gripadas (porque protegem as demais) e para profissionais de saúde que trabalham na assistência aos pacientes”, ressalta a especialista. 

As medidas de proteção são fundamentais para não sobrecarregar os serviços de saúde. Algumas das recomendações são: lembrar sempre de higienizar as mãos ao tocar superfícies de uso comum, como maçanetas, corrimões e teclados; perder o hábito de tocar os olhos, nariz e boca; trocar diariamente de roupas e manter os ambientes limpos e arejados. “Não são coisas fora do padrão, apenas um reforço aos hábitos de higiene. Precisamos disso para preservar nossa saúde, já que agora temos um novo vírus circulando na nossa comunidade”, pontua a médica Geórgia Agostinho. 

Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Marcelo Magno reforça a importância da prevenção

Com novo resultado negativo para a doença, o jornalista Marcelo Magno é o primeiro caso de cura confirmado no Estado. Contente, ele agradeceu a toda a equipe clínica que auxiliou no seu tratamento. “É uma felicidade no meu peito em receber o exame que atesta que a Covid-19 agora é negativa. Esse período contei com uma equipe médica fantástica, profissionais de saúde que cuidaram de mim 24 horas por dia. Agora, depois dessa luta toda, recebo o exame constatando que estou curado. Estou me preparando para ir pra casa encontrar minha família”, externa, emocionado.

Durante os 12 dias em que esteve internado, seis deles foram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diretor médico do hospital, Dr. Marcelo Burlamarque, explica que o paciente começou a responder bem ao tratamento da doença. “Ele teve teste positivo para coronavírus em um exame realizado na sua admissão hospitalar. Evoluiu bem, positivamente, respondendo às medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, tanto a nível de ventilação mecânica quanto de medicação sugerida por essas entidades clínicas. Estava com sinais estáveis, bom padrão respiratório e seguirá para casa, ao lado dos seus familiares e também com auxílio da nossa equipe de infectologia”, destaca o diretor.

Em depoimento, o jornalista Marcelo ainda destaca a importância de permanecermos firmes e unidos no enfrentamento da pandemia. “Essa é uma luta que vamos travar e que nós vamos vencer. Precisamos ser fortes, persistentes e unidos porque vamos vencer essa guerra. Eu venci essa batalha e juntos vamos vencer muitas outras. Esse vírus não é mais forte que nós e vamos mostrar isso muito em breve”, finaliza.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais