Cidadeverde.com

Como a tecnologia da Realidade Aumentada pode ajudar os negócios

Imprimir

Quem tem um negócio já sabe que criar um site e ter um registro de domínio é fundamental para obter credibilidade e visibilidade. Na era digital sem um site para proporcionar uma boa presença online, não há milagre que faça o negócio ir para frente.

 

No entanto, o êxito de um negócio não se resume apena a um site, mas também leva em conta estratégias de divulgação. São nessas horas que um recurso chamado de Realidade Aumentada aparece para ajudar. 

 

A Realidade Aumentada, que vem do inglês “Augmented Reality” (AR), permite que as coisas ao nosso redor sejam combinadas com o mundo virtual em tempo real. Isso permite uma melhor interação e objetos virtuais.

 

A vantagem disso para determinados negócios é possibilitar que os clientes tenham condições de mensurar e avaliar as dimensões dos produtos, sem necessariamente tocá-los. Esse tipo de ação facilita e influencia na decisão de compra.

 

Vale lembrar que Realidade Aumentada é diferente da Realidade Virtual. Enquanto a primeira mistura o mundo real com virtual alterando a dimensão dos objetos ao redor, a segunda insere o observador em um espaço criado virtualmente. 

 

A utilização da Realidade Aumentada nos negócios

 

Um exemplo bem prático da AR em nosso dia a dia pode ser visto no jogo Pokemon Go. Nesse game, voltado para smartphones, o jogador deve andar por ruas e bairros caçando pequenos monstros virtuais e treinando-os para lutar uns contra os outros.

 

A grande sacada da Realidade Aumentada aqui é que na tela do aparelho o jogador enxerga o mundo real, porém habitado por criaturas do Pokemon. 

 

No entanto, saindo da área do entretenimento e entrando no terreno dos negócios, a Realidade Aumentada apresenta uma série de vantagens que podemos pontuar a seguir. 

 

Auxilia a personalizar o conteúdo

 

Uma divulgação personalizada chama mais atenção do que uma mera imagem ou um vídeo comum que não disponibiliza chances de interação. Por outro lado, a Realidade Aumentada personaliza o conteúdo de maneira interativa. 

 

Um exemplo disso consiste na venda de móveis como sofás, mesas e armários. Por meio da AR o cliente pode fazer uma simulação e ver como o referido produto se encaixa na sua casa. 

 

Torna o empreendimento mais competitivo

 

A tecnologia da realidade aumentada pode estimular o compartilhamento, seja por meio das mídias sociais ou por meio do bom e velho boca a boca. Isso auxilia na divulgação do produto para públicos cada vez maiores.

 

Proporciona uma abordagem tridimensional

 

De uma forma geral, os anúncios são exibidos em uma interface bidimensional. No entanto, a tecnologia de Realidade Aumentada entra nesse meio como uma alternativa a mais.

 

Sendo assim, o empreendedor pode imaginar maneiras de anunciar em 3D e com mais interatividade. Isso é mais atraente aos consumidores, pois permite que eles tenham um contato mais realista e dinâmico com os produtos, impulsionando o desejo de compra.

 

Realidade e lucros aumentando

 

As aplicações da realidade aumentada podem ajudar vários tipos de empreendimentos. Lojas de diversos segmentos, passando por salões de beleza, lojas de roupas e inclusive projetos de arquitetura.

 

No caso de um salão de beleza, esse recurso pode ser utilizado para mostrar aos clientes como um determinado penteado pode se adequar ao rosto, por exemplo. Já no segmento da moda essa tecnologia pode indicar como uma peça de roupa pode combinar no corpo do consumidor.

 

Sendo assim, outras aplicações da realidade aumentada nos negócios podem ser feitas de maneiras criativas.

 

Turismo

 

A RA pode oferecer informações sobre todos os lugares que o cliente almeja visitar. Portanto, por meio de uma câmera do smartphone integrada a um aplicativo de mapa, é possível visualizar quais são os pontos turísticos que estão na cidade.

 

Os museus também podem colocar essa tecnologia a seu favor, dando mais informações sobre as obras quando o visitante passar a câmera em frente a elas.

 

Marketing

 

A Realidade Aumentada é uma boa maneira para melhorar o engajamento do público com a marca. 

 

Um exemplo pode ser um shopping center criando uma espécie de “caça ao tesouro” por meio de aplicativos de RA no smartphone. Nesse caso, o cliente deve encontrar cupons ou outros brindes.

 

Tal iniciativa é uma opção interessante para campanhas que possuem o intuito de engajar o público infantil.

 

Treinamento

 

A Realidade Aumentada possibilita a criação de cenários completamente imersivos que servem para simular determinadas situações no dia a dia de uma empresa. 

 

Esse tipo de iniciativa, além de trazer para o ambiente corporativo uma abordagem diferenciada, demonstra uma alta capacidade de engajamento.

 

A Realidade Aumentada é uma tecnologia de grande potencial para auxiliar os mais diversos empreendimentos. Ela é imersiva, interativa, acessível e também é bastante versátil. Diante de tantas características alguns gestores já estudam maneiras de aproveitá-la da melhor maneira.

 

Portanto, se você gerencia um negócio, vale analisar a possibilidade de adequar essa tecnologia nas suas estratégias de marketing.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: