Cidadeverde.com

Restrição da Europa a brasileiros põe COB em alerta e pode atrapalhar plano

Imprimir

A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) espera ter atletas treinando em Coimbra, cidade universitária portuguesa, já nos primeiros dias de julho. Mas uma informação revelada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (11) sinalizou que não apenas o plano da seleção brasileira de judô, mas de todo o COB (Comitê Olímpico do Brasil), pode estar em risco.

No começo do mês, o COB anunciou a criação da "Missão Portugal", que consiste em uma ida em massa de atletas brasileiros para o país europeu. "Com a pandemia, acreditamos que usar as instalações esportivas portuguesas nos permitirá oferecer aos atletas locais seguros e de alto nível para que retomem suas atividades", explicou na ocasião o diretor-geral do COB, Rogério Sampaio.

Pelo programa, o COB iria investir R$ 15 milhões para levar cerca de 200 atletas brasileiros para treinar na Europa em estágios que começariam em julho e, em fases, seguiriam até dezembro. Seriam beneficiados atletas de nível olímpico –já classificados para Tóquio ou com chances dese classificar– no atletismo, natação, judô, vela e outras modalidades individuais.

Esse plano, porém, esbarra na intenção da Europa de vetar a entrada de brasileiros até que a epidemia do novo coronavírus seja controlada no Brasil.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a Comissão Europeia informou que a abertura das fronteiras externas está prevista para 1º de julho e que a lista de países que terão entrada permitida, a ser elaborada a partir desta quinta, incluiria os que têm a pandemia sob controle –o que não é o caso do Brasil.

A regra valeria para os países da União Europeia e outros quatro que fazem parte do Espaço Schengen –Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein.

A notícia acionou o alerta do COB, que já elaborou uma programação com protocolos recebidos do CT Rio Maior, instalação público-privada que seria a base do Time Brasil. "O COB está atuando em parceria com o Comitê Olímpico Português para esclarecer as informações que chegam de fontes desencontradas a respeito da entrada de brasileiros em Portugal.

O objetivo do COB é oferecer as melhores condições de volta aos treinos aos atletas brasileiros respeitando todas as orientações de segurança no enfrentamento da pandemia", disse o comitê, em nota.

Depois da publicação da reportagem pela Folha de S.Paulo, o COB contatou os portugueses com quem tem negociado o "Plano Portugal", incluindo o presidente do comitê olímpico local, e ouviu que eles desconhecem informações sobre essas proibições.

DEMÉTRIO VECCHIOLI
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: COBpandemia