Cidadeverde.com

Em 23 de junho é celebrado o Dia dos Jogos Olímpicos

Imprimir

Trata-se de uma das datas mais importantes da história do esporte mundial. No dia 23 de junho de 1896 era criado o Comitê Olímpico Internacional, em reunião realizada em Paris por iniciativa do Barão de Coubertin. 

Foto: Sarah Menezes - Staff Images/Flamengo

A data é celebrada no Brasil e no Mundo e o objetivo sempre foi e continua sendo a promoção do movimento olímpico por diversos povos e culturas.

No mesmo ano de 1896 foi realizada a Primeira Olimpíada da Era Moderna, na cidade de Atenas, com as presenças de delegações de 14 países e  241 atletas. Atualmente o grande evento reune mais de 112 países e 22 membros honorários em 42 modalidades esportivas. É o mais importante acontecimento esportivo mundial.

O atual Presidente do COI-Comitê Olímpico Internacional é o alemão Thomas Bach, ex-campeão olímpico de esgrima, eleito em 2013 para um mandato de 8 anos. E cada país tem o seu comitê local. 

Aqui no Brasil é o Comitê Olímpico Brasileiro-COB, cujo Presidente é Paulo Vanderlei Teixeira, destaque como atleta de judô, eleito em 11.10.2017.

O vice-presidente é Marco La Porta. O COB tem como órgão principal o Conselho Administrativo, um colegiado com responsabilidade executiva e integrado por 17 membros. A sede é no Rio de Janeiro.

Em 2016 o Brasil sediou os Jogos Olímpicos. Na época era Presidente do COB Carlos Artur Nuzman, um dos mais importantes e competentes dirigentes do esporte brasileiro.

Tenho no meu arquivo esportivo muítas publicações sobre os Jogos Olímpicos, com destaque para três:  Olimpíada - 100 anos ( da época do centenário) - História completa dos Jogos Olimpícos, de autoria de Sílvio Lancellotti; Sonho e Conquista - o Brasil nos Jogos Olímpicos do Século XX, do COB; História dos Jogos Olímpicos, de Sílvio Kelly.

O Estado do Piauí tem dois medalhistas olímpicos: Cláudio Roberto, na prova de atletismo em Sydney; Sarah Menezes, na disputa do judô em Londres. A primeira mulher brasileiro no ponto mais alto do pódio em competição olímpica de judô.

Quando estive como Secretário Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Teresina, criei os Jogos do Dia Olímpico. Anualmente eram realizadas competições em diversas modalidades, geralmente com abertura solene no setor esportivo da Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente ao 25º BC.

A próxima Olimpíada que estaria em andamento no Japão, foi adiada para o próximo ano de 2021, em face da crise na área da saúde, provocada pelo coronavírus.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais