Cidadeverde.com

Fase 2 inicia em Teresina e lojas e igrejas reabrem nesta segunda

Imprimir

Foto:Roberta Aline/Cidadeverde.com 

A prefeitura de Teresina inicia, nesta segunda-feira (27), a etapa 1 da Fase 2 de retomada gradual do setor econômico. A partir de amanhã estão autorizados a funcionar comércio varejista de setores específicos e, na modalidade atacado, apenas a venda  itens não essenciais são permitidos.

Alertando que ainda é preciso cautela, a prefeitura informa que a  abertura de novas atividades deve seguir todos os protocolos para que aconteça de forma segura para todos. O prefeito Firmino Filho também já declarou que, se for preciso, volta a proibir a abertura dos setores, que terão de seguir restrições, como por exemplo: abrir quatro dias por semana, funcionar com apenas 50% dos trabalhadores durante 6 horas por dia e manter distanciamento de 2 metros entre clientes e funcionários. Além do uso obrigatório de máscaras e os protocolos de higiene. VEJA AQUI O PLANO DE REABERTURA

Nesta segunda estão autorizados a funcionar:

  • Pet shop e atacado de itens não essenciais. 

O comércio varejista dos seguintes serviços também poderão abrir as portas:

  • Informática
  • Telefonia e comunicação
  • Eletrodomésticos
  • Equipamentos de áudio e vídeo
  • Móveis
  • Colchoaria
  • Iluminação
  • Instrumentos musicais e acessórios
  • Artigos médicos e ortopédicos
  • Ótica, joalheria e relojoaria
  • Artigos para animais de estimação
  • Equipamentos para escritório 
  • Artigos fotográficos e de filmagem
  • Aparelho eletroeletrônicos

A prefeitura ressalta  que o comércio atacado fornece produtores em grande quantidades para empresários e revenda. Já o varejo, vende em menor quantidade diretamente para o público alvo.

 Nos casos das empresas e estabelecimentos dos comércios varejista o horário de funcionamento será das 09h às 15h. Os demais comércios varejistas localizados na Zona Leste funcionarão das 14h às 20h.

Também estão autorizados a funcionar a partir desta segunda-feira os setores de atividades administrativas,  serviços de agências de viagens e manutenções em edifícios. 

Parque da Cidadania 

O Parque da Cidadania também vai ser aberto, de forma gradual, nesta semana, no dia 30 de julho.  Será permitida, exclusivamente, a realização de atividades físicas e individuais ao ar livre. O local só abrirá de quinta a domingo, durante seis horas diárias (das 6h às 9h e das 16h às 19h), com ocupação de até 50% das áreas. O acesso ao espaço será feito somente pelo portão próximo ao estacionamento.

No parque serão permitidas apenas caminhadas, corridas, alongamentos, circuitos, ciclismo e treinos funcionais, por exemplo, estão entre as atividades físicas que podem ser realizadas. A exigência é que sejam feitas de modo individual para evitar contato físico e mantendo o distanciamento de dois metros entre os praticantes. Permanece proibido o uso das quadras esportivas, academia popular e playground, já que são estruturas de uso compartilhado e que não favorecem a manutenção das medidas de higiene e segurança.
 

Atividades religiosas

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A etapa 1 da fase 2 de retomada também permite o retorno das celebrações presenciais religiosas, desde que protocolo específico seja obedecido. Os fiéis terão que obedecer a um protocolo que foi elaborado em conjunto pelas lideranças da igreja e membros Comitê de Operações Emergenciais (COE), que coordena os trabalhos de combate à Covid-19 no estado do Piauí.

Entre as proibições está o não uso de água benta, seja nas pias de batismo, em recipiente trazido de casa por fiéis e as gotículas jogadas durante a missa. Outra recomendação é não haver abraços e apertos de mão durante as celebrações. Para evitar a transmissão do novo coronavírus, o protocolo pede que os fiéis não toquem em imagens de santos e mantenham distanciamento. 

 

 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais