Cidadeverde.com

Glúten: excesso pode causar complicações para a saúde

Imprimir

Reprodução Instagram

O glúten é apontador por muitos como o vilão da dieta. Encontrado principalmente em produtos com trigo e derivados, como pães e massas, ele exige um consumo equilibrado para evitar complicações com a balança.

Além disso, pode causar problemas para a saúde. O mais comum é a diarreia crônica, que corresponde a 70% das situações. Isso ocorre por causa de uma má absorção do organismo. Com isso, a ida ao banheiro torne-se regular, de três a quatro vezes ao dia.

Cuidados

Quem sofre com o problema pode perder um pouco de peso, assim como ter algum tipo de anemia por causa da quantidade menor de ferro e ácido fólico no organismo. O corpo pode ainda sofrer com a ausência de outros nutrientes importantes, provocando assim a redução de massa.

Como os sintomas não são tão evidentes, muitos costumam conviver com o problema por anos, sem questionar a causa. Entretanto, descobrir de forma precoce a doença evita complicações para a saúde. Por isso, é muito importante contar com a ajuda de um médico para o diagnóstico e tratamento  

Na lista de possíveis complicações estão: infertilidade, abortos espontâneos, hepatites e alterações de humor. É importante destacar também que casos crônicos sem causa aparente podem estar ligados à doença celíaca.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais