Cidadeverde.com

Novo estudo aponta para alto índice de mortalidade por covid-19 entre gestantes brasileiras

Imprimir

Um estudo realizado com gestantes brasileiras entre fevereiro deste ano e junho traz dados alarmantes a respeito das consequências do novo coronavírus em grávidas. A pesquisa, publicada no International Journal of Gynecology and Obstetrics, aponta que ocorreram 124 mortes maternas por COVID-19 no Brasil, o que representa 77% das mortes maternas em todo o mundo. 

De acordo com a obstetra Joeline Cerqueira, as informações são fundamentais para que se possa estabelecer um protocolo de manejo adequado para as gestantes infectadas. “O número de óbitos é muito alto e isso significa a necessidade de um atendimento individualizado e mais criterioso para as gestantes que, algumas vezes, já têm outro fator complicador, como pré-eclâmpsia, obesidade, diabetes gestacional, entre outros.“

A médica  também chama a atenção para uma pesquisa que confirma a possibilidade de transmissão vertical da doença. No estudo, de um total de 70 recém nascidos de mães com infecção SARS-CoV-2 comprovada, 7,1% tiveram infecção precoce detectada no segundo dia de vida. Outra situação é a possibilidade de mortes fetais em gestações com infecção por SARS-CoV-2.

“Toda essa realidade ainda é muito nova, por isso, é importante que as gestantes possam se cercar de todos os cuidados possíveis para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, uma vez que a doença pode acarretar consequências imprevisíveis”, alertou Joeline.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais