Cidadeverde.com

Shoppings reabrem no Piauí a partir desta segunda com protocolo sanitário; confira

Imprimir

Foto: Prefeitura de Teresina


Os shoppings no Piauí estão autorizados a reabrir a partir desta segunda-feira (03). O governador Wellington Dias baixou um decreto, na última sexta (31), para regulamentar o funcionamento desses estabelecimentos durante a pandemia da Covid-19. Confira aqui o decreto.

O Governo do Piauí informa que "a reabertura de shopping centers e centros comerciais se dará por etapas, a iniciar-se em 03 de agosto, com as atividades administrativas, imobiliárias e comerciais, bem como serviços de alimentação e bebidas por sistema de delivery e drive thru, devendo as demais atividades realizadas nestes espaços seguirem o calendário de reabertura para o segmento a que pertençam".

"Outras atividades realizadas em shopping centers e centros comerciais, tais como educação, lazer e esportes (cinema, academias, escolas, recreação infantil, playground, etc) serão retomadas gradualmente, seguindo as datas indicadas no Calendário de Retomada Gradual das Atividades Econômicas e Sociais para o segmento a que pertençam", ressalta o governo. 

Os estabelecimentos são obrigados a atender às condições do Protocolo Geral de Recomendações Higienicossanitárias com Enfoque Ocupacional frente à Pandemia. 

O decreto faz "parte do PRO PIAUÍ: Plano de Retomada das Atividades Econômicas, elaborado pelo Governo do Estado para estabelecer os balizadores que orientarão a retomada gradual, planejada, segmentada e organizada das atividades socioeconômicas estaduais, que estão suspensas em decorrência da pandemia, de modo a minimizar os riscos de saúde e maximizar os ganhos econômicos, como benefícios para toda a população". 

Teresina Shopping

O Teresina Shopping confirmou reabertura para o dia 04 de agosto. "Para receber os clientes, o Teresina Shopping adotou um rígido Plano de Segurança Sanitária e funcionará inicialmente em horário especial: de terça-feira à sexta-feira, das 14h às 20h", informou a administração ao Cidadeverde.com. 

Durante a retomada, a entrada nas lojas também será controlada. Já "as lojas de alimentação, academia, salões de beleza, serviços de estética, recreação e cinema não abrirão neste primeiro momento. Já as atividades consideradas essenciais como lotérica, bancos e farmácias, continuam funcionando nos dias e horários determinados pelos decretos municipais e estaduais".

"Nas Praças de Alimentação as mudanças também são perceptíveis. O número de mesas e cadeiras foram reduzidos seguindo orientações de distanciamento seguro e os lugares agora são marcados e alternados". 

“Nas cancelas de entrada foram instalados sensores de proximidade para liberação do cartão de estacionamento, eliminado a necessidade de toque. Ainda nas cancelas e também nas portas de entrada, existe a sinalização sobre o uso obrigatório de máscaras e os principais cuidados para prevenção da Covid-19”, explica Icelmária Cerqueira, gerente de operações do Teresina Shopping.

A administração do shopping também informa que "nas portas de acesso foram instaladas pias com água e sabão para higienização das mãos, e sinalização de fluxo de entrada e saída do shopping. Outra mudança é em relação ao fraldário, o empréstimo de carrinhos de bebes estão suspensos durante a pandemia".

"Na entrada também há um medidor automático de temperatura. A inovação afere a temperatura corporal e verifica se o cliente está de máscara. Caso não esteja de acordo com o recomendado, a máquina indica que o acesso ao shopping não está liberado”, revela a gerente


Foto: divulgação/Teresina Shopping

Parnaíba Shopping

O Parnaíba Shopping informou que "retornará às suas atividades gradualmente a partir do dia 03 de agosto de 2020".
  
"O Parnaíba Shopping estará funcionando com 50% do horário reduzido. Será todos os dias, das 15h às 21h, exceto os dias que forem decretados lockdown por meio de Decreto Estadual ou paralisação por algum outro motivo. O acesso ao shopping está limitado na metade da sua capacidade e cada loja também limitou a quantidade de atendimento por vez".

A praça de alimentação funcionará a partir do dia 03 de agosto, mas apenas para retirada ou serviço delivery; não será permitido o consumo no local. "Eventos, programações musicais, artísticas e culturais, além do cinema, parque e atividades infantis estarão suspensas no momento. A previsão do retorno gradual dessas atividades é no dia 08 de setembro de 2020".

Os demais shoppings até o momento não informaram à imprensa a data de reabertura no Piauí. 
 

Mais informações 

Shoppings reabrem próxima semana e vigilância faz alerta

Vigilância Sanitária orienta que consumidores não provem roupas em lojas

Vigilância Sanitária vistoria shoppings antes da reabertura

 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais