Cidadeverde.com

Primeiro ouro olímpico do Brasil, com militar da ativa, completa cem anos

Imprimir

Reprodução/COB

O Brasil comemora nesta semana o centenário de suas conquistas olímpicas mais antigas. Nos Jogos de Antuérpia, o tenente Guilherme Paraense (1884-1968) foi o primeiro a atleta do país a receber uma medalha de ouro.

Em 3 de agosto de 1920, com uma arma emprestada pelos concorrentes norte-americanos, o paraense de nome e de origem triunfou na disputa do tiro de revólver. O militar, que deixaria o Exército brasileiro em 1941 como tenente-coronel, acertou o centro do alvo em sua última tentativa, o que lhe rendeu a vitória.

"Todos os brasileiros estão hoje com o coração repleto de jubilo por ter o Brasil conquistado o titulo de Campeão Mundial de Tiro de Revólver, por intermedio do distinto official do seu Exército, Tenente Guilherme Paraense, que conseguiu avantajar-se a todos os consagrados mestres do tiro, conhecidos no Universo", relatou o Jornal do Brasil, que celebrou, em sua edição de 5 de agosto, "a brilhante figura do Brasil nas Olympiadas de Antuerpia".

Essa brilhante figura, naquela que foi a primeira participação do país nos Jogos, não se resumiu à conquista de Paraense. Na véspera do ouro, o time brasileiro de tiro obteve uma medalha de prata na pistola livre individual, com Afrânio da Costa, e uma de bronze, na pistola livre por equipes, com Fernando Soledade, Sebastião Wolf e Dario Barbosa, além do próprio Afrânio e de Paraense.

Foi um resultado excepcional -o Brasil só voltaria a ganhar uma medalha no tiro na Olimpíada de 2016, quando Felipe Wu levou uma prata-, e ainda mais excepcional se levadas em conta as dificuldades enfrentadas na viagem. Não foi fácil chegar à Bélgica, um trajeto completado aos solavancos, com bastante desconforto.

Os percalços da viagem são retratados com bom humor no curta-metragem "Ouro, Prata, Bronze... E Chumbo!", produzido e dirigido por José Roberto Torero em 2012. O filme exibe os vômitos do futuro campeão e os problemas de acomodação nos abafados dormitórios da terceira classe, o que fez os atletas optarem por dormir no refeitório.

"Olha, no Exército, a gente dorme mal, viu, mas isso aqui é bem pior. Sacode mais que burro manco. E eu não paro de enjoar. A gente até desistiu de dormir nas cabines e pediu para ficar aqui no bar mesmo. É mais ventilado, né?", sorri a versão anedótica do medalhista de ouro, interpretada por Daniel Ortega.

Brincadeira à parte, o desconforto era real e os problemas não se resumiam às noites mal dormidas. Quando o navio fez sua parada em Lisboa, os brasileiros da equipe de tiro se deram conta de que, pelo mar, não chegariam a tempo da competição.

O jeito foi descer ali e rumar à Bélgica em um trem de carga, no qual, descobertos, sofreram com o sol e com a chuva.

Eles desembarcaram em Antuérpia a tempo -a disputa tinha sido adiada em uma semana-, mas boa parte das armas e das munições havia sido retida no caminho. A Segunda Guerra Mundial (1914-1918) estava fresca na memória, e um grupo de estrangeiros viajando com pistolas e munição não era tratado com grande cordialidade.

Eles chegaram ao palco do torneio com apenas uma pistola, que não estava nas melhores condições. Quando Fernando Soledade a utilizou e registrou um mau desempenho, os concorrentes norte-americanos se compadeceram, uma solidariedade cultivada em partidas de xadrez entre as disputas olímpicas.

"O coronel Snyders, do Exército americano, que era o capitão da equipe deles de pistola livre, falou para mim: 'Senhor Costa, essa arma não vale nada. Vou arranjar duas para os senhores, feitas especialmente para nós, da fábrica Colt'. E voltou com duas belíssimas armas", contou diversas vezes Afrânio da Costa.

A camaradagem depois se tornaria contestação. A equipe norte-americana chegou a questionar os resultados obtidos pelos brasileiros, sem sucesso.

Já com a medalha de ouro no peito, Guilherme Paraense foi o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Antuérpia, que só ocorreu dias depois da conquista. Na volta ao Brasil, o paraense foi recebido pelo presidente Epitácio Pessoa e ganhou uma série de homenagens antes de retomar suas funções no Exército.

MARCOS GUEDES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais