Cidadeverde.com

País volta a contratar no mercado formal em julho, diz Caged

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com

O mercado de trabalho brasileiro registrou um saldo líquido de 131 mil contratações em julho, segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério da Economia. Esse é o primeiro resultado positivo após quatro meses.

O saldo (resultado de 1.043.650 admissões e 912.640 desligamentos) interrompe a série de demissões líquidas iniciadas em março, com o início dos efeitos da pandemia no país e as medidas de isolamento social.

Naquele mês, foram cortadas 263 mil vagas (considerando também dados entregues fora do prazo). Em abril, foram 927 mil vagas a menos. Em maio, corte de 355 mil postos. E em junho, menos 19 mil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou o resultado de julho e considerou a notícia extraordinária. "Estamos bastante animados com isso. É um patamar acima de 1 milhão de admissões, e isso é um excelente sinal que a economia pode fazer um retorno em V", afirmou.

Ele voltou a afirmar que o V será em formato da marca da Nike, ou seja, com a segunda perna mais deitada (indicado uma recuperação mais lenta do que a queda). "Todos esses dados têm saído com padrão semelhante. É um V, mas um V da Nike. A queda foi abrupta e a volta é um pouco mais lenta, mas segura", disse.

Para ele, o PIB (Produto Interno Bruto) neste ano pode cair 4% ou um pouco mais, mas ainda assim abaixo de previsões mais pessimistas feitas pelo mercado financeiro nos últimos meses. "Nós dissemos na época que é muito difícil que esses modelos de previsão funcionem, porque quando há momentos críticos como esse, quando há mudança de regime, os parâmetros [para o cálculo] ficam instáveis", afirmou.

No mês, o setor que mais contratou foi o da Indústria (com 53,5 mil vagas). Em seguida, vieram Construção (41,9 mil), Comércio (28,3 mil) e Agricultura (20 mil). Somente Serviços fechou vagas em julho (menos 15,9 mil postos).

Todas as regiões do país tiveram resultado positivo em julho. O melhor saldo pertence ao Sudeste, com a criação de 34,1 mil postos de trabalho. Em seguida, vieram Nordeste (22,6 mil), Sul (20,1 mil), Centro-Oeste (14 mil) e Norte (13,2 mil).

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o grande destaque foi a indústria, em especial a fabricação de produtos alimentícios, e a construção civil. "É o Brasil voltando à normalidade", afirmou em rede social.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, afirmou que os dados dos próximos meses devem continuar a mostrar contratações líquidas. "Tudo indica que continuaremos nessa onda positiva", disse.

O secretário de Trabalho, Bruno Dalcolmo, afirmou que o segundo semestre tende a ter resultados melhores com as contratações para os eventos de fim de ano. Além disso, a possível redução no ritmo da pandemia poderia contribuir para os dados.

"Todos os gráficos de contaminação apontam para uma redução substancial ao longo do mês de setembro, o que permitira uma reabertura das atividades econômicas e do consumo. É de se esperar que tenhamos melhores números ao longo dos próximos meses por esses fatores", disse.

Apesar do dado positivo no mês, o número de empregados no país ainda está significativamente abaixo do nível pré-pandemia. O estoque atual de 37,7 milhões de trabalhadores formais está quase 1 milhão abaixo de um ano atrás e é o menor em 10 anos para meses de julho.

 

Fonte: Folhapress 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais