Cidadeverde.com

Casa Reencontro registra 50 atendimentos durante a pandemia

Imprimir

A Casa de Acolhimento Reencontro, instituição que abriga crianças de 0 a 12 anos que foram vítimas de violações de direitos, registrou, desde o mês de março até julho deste ano, 50 atendimentos. O espaço oferece acolhimento temporário para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que foram afastadas do convívio familiar por medida protetiva judicial e é administrado pela Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Para evitar o contágio da Covid-19, a direção do espaço adotou o sistema de acolhimento provisório nas residências de funcionários, visto que eles são cadastrados como padrinhos afetivos.

"Achamos mais prudente realizar o acolhimento familiar dessas crianças junto aos funcionários da casa, que estão com a carga horária reduzida e em home oficce. Foi uma medida para evitar a aglomeração na casa tanto deles quanto das crianças. Isso fez com que a gente evitasse o risco de surto no abrigo, e não tivemos nenhum caso infantil positivado para Covid-19”, explica a coordenadora.

No momento que as crianças estão com os funcionários, ambos são acompanhados semanalmente por uma psicóloga, que também entra em contato com a família de origem e atua como intermediário. Além disso, os colaboradores recebem toda a assistência material para manter a criança através de alimentos, fraldas, materiais de higiene pessoal e medicação. Esse acolhimento foi viabilizado por portaria da 1a Vara da Infância, tendo como base as resoluções do Conselho Nacional de Justiça.

Os relatórios de atendimento da casa detalham que, durante o período de quatro meses, foram feitas 12 inserções no programa de acolhimento temporário do Família Acolhedora. Os números apontam ainda que foram executadas 04 adoções, 19 reintegrações e 06 destituições familiares.

Para diminuir o impacto do isolamento social, os funcionários que permaneceram trabalhando de forma presencial, foram orientados a desenvolver atividades lúdicas e educativas com as crianças que estão no espaço. 

“Estamos fazendo oficinas de pintura e de desenho, dança e brincadeiras. Como as crianças não estão indo à escola, é importante que eles tenham essa compreensão da importância do lúdico, de estar em contato com os amigos e desenvolvendo atividades de interação, não apenas estar na casa, mas também interagindo”, reforça a coordenadora.

A Casa de Acolhimento Reencontro está localizada na Rua Professor Odilo Ramos, 1501, bairro Morada do Sol.  Os encaminhamentos para a Casa são realizados por meio do Conselho Tutelar, Polícia Militar e 1ª Vara da Infância e Adolescência. O telefone para contato é 3232-7929.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais