Cidadeverde.com

Piauí cria posto avançado para evitar partos em ambulância nas estradas

Imprimir

O Secretário Estadual de Saúde Assis Carvalho se reúne na manhã desta quinta (19) com 29 prefeitos piauienses para anunciar a implantação do projeto “Direito de Nascer em Minha Terra”. A iniciativa prevê a reforma e criação de unidades básicas avançadas de saúde (Ubas) em 74 cidades e visa, sobretudo, evitar que grávidas tenham seus filhos durante o deslocamento para outros municípios. Cada unidade custará em torno de R$ 432 mil para equipamentos.

 

Ao todo, serão instaladas 53 novas Ubas e reformadas 21 centros adaptados que funcionarão como postos de saúde com condições de fazer partos normais. Segundo o governo do estado, estes locais serão mais equipados e proporcionarão melhor atendimento à população, com exames pré-natais, por exemplo.

 

Segundo Albano Amorim, superintendente da Atenção Integral à Saúde, “o que o governo quer é que as mães evitem se deslocar para outros municípios e que acabem por dar a luz dentro das ambulâncias”. De acordo com ele, serão beneficiados os municípios com população entre mil e dez mil habitantes, cidades que não possuem unidades mistas de saúde ou hospital de pequeno porte e também localidades com Índice de Desenvolvimento Humano igual ou inferir a 0,7.
 
Flash de Yala Sena
redação Carlos Lustosa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: