Cidadeverde.com

João Vicente reage às declarações de Firmino: "maior impulso para Wellington veio do PSDB"

Imprimir

Foto: Lídia Brito/Cidadeverde.com

O presidente estadual do PTB, ex-senador João Vicente Claudino, reagiu às declarações do prefeito Firmino Filho (PSDB), sobre sua escolha em apoiar o pré-candidato à Prefeitura de Teresina Fábio Abreu (PL). João Vicente disse não enteder as declarações do prefeito e afirma que na história política do Piauí, o PSDB ajudou na projeção política do governador Wellington Dias (PT). 

"Ele coloca muito a ideia do PT à minha pessoa. Em 1998, o PSDB fez a coligação mais esquisita que foi PSDB e PT. Dessa coligação nasceu o deputado Wellington Dias. Quem deu o maior impulso e projeção à liderança de Wellington Dias foi o próprio PSDB", afirmou.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, na última segunda-feira(31), Firmino Filho se disse surpreso com o apoio do PTB à pré-candidatura de Fábio Abreu. O prefeito chegou a dizer que João Vicente já demonstra de que lado estará em 2022. 

"Da mesma forma que tem que ser colocado o vice do PSDB. De maneira surpreendente e visto com muita estranheza. Primeiro, nas palavras do prefeito tem duas coisas que não entendi: o PTB não compõe a estrutura da Prefeitura e o partido não esteve com Firmino em 2016. Temos um relacionamento cordial. O fato de não caminhamos juntos agora, o prefeito não vai gastar uma folha de papel para exonerar ninguém.  Não existe nenhum cargo do PTB na Prefeitura. Não reclamamos nada. Nunca vinculamos apoio político a cargos", disse.

João Vicente nega que o apoio a Fabio Abreu tenha ligação com 2022.

"Segundo, nas palavras do prefeito, ele é mais preocupado com 2022 do que com 2020. Sempre tivemos uma posição clara. Em Teresina, em 2004 e 2008, estivemos com PSDB e em 2006 fizemos uma coligação com Wellington Dias. Em 2010 fui candidato a governador e nunca vinculamos uma coisa a outra. Nunca tratamos do que ia acontecer em 2020. Será o mesmo que vai acontecer em 2022. Até porque o histórico do prefeito não leva a união de estrategia de uma eleição para outra", destacou o ex-senador.

Decisão de apoiar Fábio Abreu

João Vicente Claudino diz que ouviu todas as lideranças do PTB para tomar a decisão de seguir com Fábio Abreu. Ele afirma que o partido segue unido.

"Discutimos abertamente para efetivar essa decisão. Não foi unicamente minha ou da comissão provisória. Foi compartilhada por todas as lideranças do PTB. Participaram, foram ouvidos e valorizados. No momento que convergimos para a coligação, foram acertadas todas as arestas. Isso para que pudéssemos caminhar de forma firme. Vamos fazer uma campanha por Teresina e fazer uma cidade melhor", afirmou.

Ele afirma que não vai cobrar a indicação de vice. O ex-senador diz que ajudar na escolha do nome, independente do partido. 

"Nunca colocamos uma condição impositiva para Fábio Abreu. Ele é ciente disso. Quero ajudá-lo na articulação e ajudar a fortalecer a coligação e encontrar nome. A  composição da chapa tem que ajudar a fortalecer a coligação e encontrar nomes. A construção de chapa tem que levar a sinalização de equilibrio, independente de sigla. Queremos encontrar o equilíbrio", afirmou. 

João Vicente se reuniu na manhã desta quarta-feira(02) com Fábio Abreu. Eles discutiram a indicação do vice. O nome deve ser anunciado até o dia 16, data da convenção.

 

Flash de Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais