Cidadeverde.com

Veja algumas dicas para aliviar a cólica em bebês

Imprimir

Foto: Roberta Aline

Irritabilidade acompanhada de choro, caretas, contorções e flexões das pernas. Esses são sinais claros de que o bebê está sentindo cólicas, para desespero dos pais. O problema pode possuir diversas causas. Entre os motivos estão: sistema digestório imaturo, influência da alimentação da mãe na amamentação, reação ao leite que não seja materno e a deglutição de ar em excesso nas mamadas. Para auxiliar a criança, algumas dicas são úteis.

Como cuidar

Os pais podem fazer massagens na barriga da criança, com movimentos circulares. Bolsas térmicas com água morna também auxiliam. Cuidado apenas com a temperatura para evitar queimaduras. Outra dica é colocar o bebê de bruços no colo, ajudando assim a aquecer o abdômen.

Para eliminar os gases, vale a movimentação de esticar e encolher as pernas da criança. Fazer o bebê arrotar após as mamadas é uma medida preventiva. O leite materno auxilia no combate à cólica, pois tem substâncias que protegem a parede do intestino e estimulam o seu desenvolvimento. Algumas vezes, porém, o leite materno pode conter determinados nutrientes, como excesso de lactose

Usar remédios não é a primeira providência para combater a cólica. Antes de qualquer ação, é necessário falar com o pediatra. O profissional conseguirá avaliar o caso e indicar a melhor solução. Lembre-se que a automedicação pode prejudicar o diagnóstico e causar complicações para a saúde do bebê. 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais