Cidadeverde.com

Confira o primeiro dia de desfiles das escolas de samba

Imprimir
As escolas de samba Rosas de Ouro e Mancha Verde abusaram das cores e animaram o público no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Já a Nenê de Vila Matilde teve problemas no momento de entrar no sambódromo devido à quebra do cabo de direção de uma das alegorias.
 

A Unidos do Peruche abriu os desfiles na noite de sexta-feira (20) e apresentou o enredo "Do Ventre da Terra à Indomável Cobiça do Homem". A escola contou com 3.200 componente para apresentar o tema sobre pedras preciosas e a cobiça humana, dividido em 25 alas e cinco carros alegóricos.

O destaque da Peruche foi o grande uso da cor dourada, nas fantasias e na alegoria "Evolução das joias", que abordou, com muito luxo, a riqueza das grandes civilizações.
 

Já a Rosas de Ouro usou muitas cores e levou grandes alegorias para a avenida para fazer uma homenagem aos funcionários que trabalham para fazer o Carnaval. Também foram homenageadas as escolas de samba que compõe o Grupo Especial do Carnaval de São Paulo.

O segundo carro da Rosas, com o nome "Eterna Paixão", chamou a atenção com um pierrô gigante, com cerca de 15 metros de altura, representando a paixão dos funcionários pela escola.
 

O grande uso de cores também marcou o desfile da Unidos de Vila Maria, que levou ao sambódromo do Anhembi o enredo "Da Sobrevivência ao Luxo, da Ilusão à Alucinação. Dinheiro, Mito, História e Realidade" e abordou a história do dinheiro.

Os carros alegóricos também se destacaram pelo tamanho. A segunda alegoria da escola tinha 15 metros de altura e mais de 70 metros de extensão.

A Tom Maior emocionou com o enredo "Uma Nova Angola se Abre Para o Mundo. Em Nome da Paz, Martinho da Vila Canta a Liberdade", que abordou a guerra civil angolana e a destruição que ela deixou no país.

A escola também prestou uma homenagem ao cantor e compositor Martinho da Vila, que inspirou o nome da escola e também está diretamente relacionado com o país africano com o título de embaixador cultural de Angola no Brasil.

A Mancha Verde aproveitou as pesquisas realizadas no último ano para o enredo sobre Ariano Suassuna e decidiu homenagear Pernambuco, Estado de origem do escritor.

A escola animou a arquibancada ao apresentar características da cultura e da história do local, abusando das cores vibrantes.

Também falando sobre um Estado brasileiro, a X-9 Paulista apresentou o enredo "Amazônia... Conseguimos Conquistar Com o Braço Forte... do Esplendor da Havea Brasiliensis à Busca Pela Terra Sem Males", onde usou elementos satíricos para abordar a exploração da Amazônia.

Entre as personalidades lembradas pela X-9 está Chacrinha que, segundo a apresentação, salvou a região da dominação internacional. Também foram citados filmes como "O Massacre da Serra Elétrica" e "Entrevista com o Vampiro", que nomearam alas do setor sobre a destruição.
 

A última escola a entrar no sambódromo foi a Nenê de Vila Matilde, que teve problemas no início do desfile. Uma das alegorias teve uma parte que precisou ser reparada ainda na concentração; em outro carro, a barra de direção quebrou e ele precisou ser empurrado.

Mesmo com os problemas enfrentados pela Nenê, a escola conseguiu realizar o desfile no tempo programa --máximo de 65 minutos-- e homenageou o fundador da escola, Seu Nenê, que marcou presença no desfile.

A Nenê encerrou a primeira noite de desfiles. Antes, se apresentaram Peruche, Rosas de Ouro, Vila Maria, Tom Maior, Mancha Verde e X-9 Paulistana.

Neste sábado, se apresentam Leandro de Itaquera, Pérola Negra, Mocidade Alegre, Acadêmicos do Tucuruvi, Gaviões da Fiel, Vai-Vai e Império de Casa Verde.

Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: