Cidadeverde.com

Com início nesta terça, Primavera no Piauí será com altas temperaturas

Imprimir

A estação da Primavera chegou ao Piauí na manhã desta terça-feira (22). Para o Piauí, essa estação representa dias mais longos,  com temperaturas mais altas e baixa umidade do ar. 

O climatologista Werton Costa comenta que as altas temperaturas, com previsão acima dos 35°C,  caracteriza o início da primavera e o período popularmente conhecido como b-r-o-bró  (representando o final das palavras setembro, outubro, novembro e dezembro) no estado, com condição de médias térmicas mais elevadas.

Costa fala sobre o equinócio da Primavera.  "No mundo inteiro: o hemisfério Norte com luz igual ao do hemisfério Sul", ou seja, 12 horas de noite e 12 horas de dia. É uma característica fundamental. Na medida que a gente avança nos meses, a duração de horas de insolação diurna passa a ser maior que a noturna, que é o que caracteriza a transição da Primavera para o Verão em dezembro".

Nos próximos meses, os dias deverão ser mais quente no Piauí. "Na medida que nós temos o período maior de exposição solar há uma tendência de aquecimento da atmosfera". 

Em relação às temperatura para os próximos dias, o climatologista destaca que "todas as modelagens matemáticas apontam para a manutenção o quadro de temperaturas mais elevadas, principalmente na faixa Norte e Centro-Norte do estado embora o aquecimento também aconteça na faixa cerradeira e na faixa sertaneja mais ao Sul". 

O climatologista comenta que as temperaturas poderão amenizar a partir do momento que o estado passa a ter uma cobertura de nuvens, que a nebulosidade acaba diminuindo um pouco a radiação. A temperatura também poderá amenizar com as primeira chuvas de pré-estação no final de novembro, no extremo Sul; em dezembro, elas chegam ao interior do Piauí. 

Previsão do Tempo, segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR)

  • 22 de setembro de 2020

Teresina –  Tempo claro a parcialmente nublado e seco.  Temperatura Máxima: 39°C; Ventos: Fracos/moderados. Umidade do Ar: 27%; 
Litoral /Parnaíba – Claro a parcialmente nublado. Temperatura Máxima:37°C; Ventos: Fracos/ moderados com rajadas; Umidade do ar: em torno de 40%.

  • 23 de setembro de 2020

Teresina – Tempo claro a parcialmente nublado. Temperatura Mínima:22°C; Temperatura Máxima:38°C; Umidade do ar: 23%; Ventos: moderados. 

Litoral /Parnaíba – Claro a parcialmente nublado. Temperatura Mínima: 22°C, Temperatura Máxima: 38°C; Umidade do ar: 35%. Ventos: fracos/ moderados com rajadas


Fonte: Semar

Carlienne Carpaso
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais