Cidadeverde.com

Pedro Laurentino propõe mudar nome de avenida famosa e retomar escolões em Teresina

Imprimir

O candidato da Unidade Popular (UP), Pedro Laurentino, quer fazer um plesbicito em Teresina para mudar o nome da avenida Marechal Castelo Branco. Em sabatina nesta quarta-feira (23), na TV Cidade Verde, Laurentino disse que o Marechal foi um golpista e não merece a homenagem. O candidato, caso seja eleito, disse ainda que vai retomar os escolões na capital e implantar escolas de tempo integral.

"Aqui a prefeitura vende e o Ideb repercutiu que há uma escola por excelência. Nós discordamos dessa avaliação. Não vamos colocar em discussão os índices do Ideb e MEC. O MEC não errou, mas comparar o ruim com o pior, o ruim sempre ganha. Você está comparando uma série de capitais onde, provavelmente, a situação do ensino esteja pior. O ensino que nós consideramos transformador e é esse que a gente busca, é a escola que funciona em tempo integral", disse o candidato.

"A criança que está hoje na escola de manhã, à tarde está na rua. O contato com a rua é muitas vezes sem volta. Aqui em Teresina existiam 4 escolões e o secretário que é candidato e o prefeito acabaram com esses escolões".

Pedro Laurentino questionou o motivo dos gestores da cidade não colocar seus filhos na escola pública, já que é tão propagada como sendo de qualidade. "Eu colocaria. Se é bom para o filho do pobre, tem que ser bom pra mim também", declarou.

Sobre a mudança de nome da avenida Marechal Castelo Branco, Laurentino defende que a via passe a se chamar Esperança Garcia. Ela foi uma mulher negra piauiense escravizada, que em 1770 escreveu uma carta denunciando todos os tipos de agressões que sofria. O documento chegou a ser reconhecido recentemente pela Ordem dos Advogados do Piauí, tornando Esperança, a primeira advogada negra do Brasil.

"Marechal Castelo Branco foi um golpista. Ele rasgou a Constituição e botou os tanques nas ruas. Depois de presidente legitimamente eleito fechou o Congresso Nacional. O nome das ruas é pedagógico. É a avenida onde está o parlamento do Piauí. Há uma lei em Teresina que diz que para mudar o nome de uma rua é preciso plebiscito. Nós faremos. É muito melhor você atravessar uma avenida chamada Esperança, do que uma chamada Marechal Castelo Branco", afirmou.

"O plebiscito e o referendo foram colocados na Constituição não apenas como peça decorativa. Nunca foi usado esse instrumento aqui em Teresina e é importante que use".

Outra situação onde a população pode ser consultada, segundo o candidato, é o papel da Guarda Municipal da capital. "A Guarda pode ser mais um braço armado da Polícia Militar e tem que estar voltada para acompanhar a população oprimida", disse.

DNA de Esquerda

Sobre seu partido, a Unidade Popular, Laurentino disse que a agremiação tem DNA de Esquerda. "A Unidade Popular foi construída nos últimos 2 anos seguindo as normas duras que a Justiça Eleitoral colocou, e tudo isso sem sequer um empresário. Nosso DNA é de esquerda. A esquerda tem esse link com a população", afirmou.

A sabatina será realizada com todos os 13 candidatos e segue diariamente no Jornal do Piauí, na TV Cidade Verde, e ainda pela Rádio Cidade Verde, na frequência 93,5, ou pelo CVPlay. Nesta terça-feira (22), a entrevistada será a candidata Lourdes Melo, do PCO.

Participam da sabatina os jornalistas Joelson Giordani, apresentador do Jornal do Piauí e diretor de jornalismo da TV; Elivaldo Barbosa, colunista político que assina a coluna "Tempo Real"; Nadja Rodrigues, apresentadora da TV Cidade Verde; Yala Sena, editora-chefe do Cidadeverde.com e Lídia Brito, repórter e colunista política do portal. 

Assista a todas as sabatinas

Hérlon Moraes
[email protected]

  • pedro_laurentino-4.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pedro_laurentino-13.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pedro_laurentino-12.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pedro_laurentino-11.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pedro_laurentino-10.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pedro_laurentino-9.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pedro_laurentino-8.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pedro_laurentino-7.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pedro_laurentino-6.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pedro_laurentino-5.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pedro_laurentino-3.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pedro_laurentino-2.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pedro_laurentino.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais