Cidadeverde.com

Conheça os benefícios do mel para uma alimentação saudável

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

O mel fabricado pelas abelhas a partir do néctar retirado das flores é um alimento rico em carboidratos, sais-mineiras e vitaminas do complexo B. Geralmente encontrado em estado líquido e açucarado, é também uma reconhecida fonte de energia. Outra vantagem: não é submetido a processos químicos antes do consumo.

Mais saudável do que o açúcar refinado, o mel pode ser adicionado na alimentação diária, principalmente para adoçar iogurtes, saladas de frutas, vitaminas, sucos, chás e cafés. Ele pode ser utilizado também para substituir o açúcar em receitas de bolos, tortas e cookies

Benefícios

Muitos costumam lembrar mel apenas quando apresentam sintomas de gripe ou resfriado ou no tratamento de problemas relacionados com a garganta. Entretanto, o consumo periódico é importante para prevenir diversos problemas de saúde.

O mel ajuda a desintoxicar o organismo, favorece a digestão e neutraliza a ação de agentes tóxicos nocivos. Entre os benefícios também estão o combate ao estresse e ao cansaço físico.

Além disso, ele ajuda a prevenir a osteoporose e aumenta a fixação de cálcio nos tecidos. Com ação probiótico, torna-se alimento para as bactérias intestinais, beneficiando a flora intestinal E os benefícios não param por aí. O mel também contém uma substância chamada inibina, que atua como um antibiótico natural.

Para incluir o mel em um cardápio equilibrado e saudável é indicado contar com a ajuda de um nutricionista. O profissional saberá indicar utilizações e quantidades para uma alimentação ideal. Lembre-se também de consultar periodicamente um médico para uma avaliação geral.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais