Cidadeverde.com
Viver Bem

Hábito de coçar os olhos pode ser prejudicial para a visão

Imprimir

É desagradável ser surpreendido por um grão de poeira dentro dos olhos. Isso porque a tarefa para retirada pode ser longa e cansativa. Coçar os olhos nem sempre funciona, mas é primeira opção. O problema é que essa ação pode ser prejudicial. O ideal é piscar várias vezes lentamente, evitando assim colocar as mãos nos olhos

O hábito pode provocar o desenvolvimento de diferentes doenças. Doença degenerativa dos olhos, a ceratocone pode estar associada ao uso frequente de lentes de contato mal adaptadas e ao ato de coçar, por exemplo

A princípio, o problema é apenas uma pequena distorção visual. À medida que a doença progride, porém, as distorções vão aumentando, causando dificuldade de enxergar em todas as distâncias.

Alerta

Doença típica da adolescência, o quadro de ceratocone normalmente tem início entre os 13 e 18 anos. O problema afeta tanto homens quanto mulheres, podendo evoluir até os 40 anos. Sem formas conhecidas de prevenção, depende do diagnóstico precoce para evitar graves modificações oculares.

As crianças, em especial, devem passar em consulta oftalmológica logo após o nascimento e também aos 6 meses, 2, 4 e 6 anos de idade. Como não são capazes de verbalizar sintomas corretamente, o diagnóstico de doenças oculares só ocorre nas consultas periódicas.

É raro, mas idosos também podem ser diagnosticados com ceratocone. Nesse caso, o paciente desenvolveu as alterações moleculares e bioquímicas nas estruturas das córneas ainda na adolescência, mas não tinha conhecimento. Por isso é muito importante consultar periodicamente um oftalmologista.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir