Cidadeverde.com

Piauí Conectado vai levar internet gratuita as praças de 101 municípios do estado

Imprimir
  • piaui_conectado_-13.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • piaui_conectado_-12.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • piaui_conectado_-11.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • piaui_conectado_-10.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • piaui_conectado_-9.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • piaui_conectado_-8.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • piaui_conectado_-7.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • piaui_conectado_-6.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • piaui_conectado_-5.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • piaui_conectado_-4.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • piaui_conectado_-3.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • piaui_conectado_-2.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • piaui_conectado_.jpg Roberta Aline / Cidade Verde

O governador Wellington Dias (PT) afirmou que o programa Piauí Conectado deve se estender das praças públicas para acesso ao público em estabelecimentos como comércios e residências. Na manhã desta terça-feira (06), ele participou da solenidade de entrega da primeira fase da Parceria Público Privada (PPP), que leva internet gratuita para as praças de 101 municípios do estado. 

“Vamos para o novo passo que é para o público. O comércio e as residências das pessoas. Assim como passa uma rede de energia e de vai para sua casa, também, a conectividade agora vai chegar na casa de cada um. Em cada comércio e empreendimento. A conectividade gratuita é apenas  a que estabelecemos nas praças. É uma contrapartida social do projeto. É claro que para chegar no comércio ou na casa a pessoa vai pagar. Mas vai pagar um valor muito mais baixo do que paga hoje”, destaca. 

De acordo com Wellington Dias, o objetivo é que o projeto possa chegar aos 224 municípios do Piauí na próxima etapa. Na primeira fase, foram investidos R$ 100 milhões. 

“Concluímos o que foi prometido na PPP Piauí conectado. A meta era 96 municípios  e ganhamos de troco mais cinco e fomos para 101. Quando pegamos Teresina e passamos por União, José de Freitas, Miguel Alves, Esperantina, Barras, Joaquim Pires até Parnaíba, voltando por Piripiri e Pedro II , Campo Maior e vem para Teresina de volta, faz o primeiro círculo fechado, como se chama. Temos uma ligação de Teresina para Picos, São João do Piauí, São Raimundo Nonato que vai sair em Bom Jesus , Corrente e vem por Elizeu Martins, Uruçuí, Floriano e vem de volta a Água Branca e Teresina. São 96 municípios que fazem o cinturão digital no Piauí. Passamos a alcançar no mínimo 10 megabyte, chegando a 40 megabyte.  Daremos um passo novo que é alcançar os 123 municípios que faltam. Com mais esses cinco, completa todos os municípios do Piauí”, destaca.

Wellington Dias afirma que o projeto também traz economia para os custos com internet nos órgãos públicos. “Já celebramos as condições para essa nova etapa de PPP. Ela começa a apresentar resultados. A presença com praças com internet livre, comunicação gratuita e de alta resolutividade. Praças em várias regiões do estado. Ela garante a presença em cada escola, em cada delegacia, cada área pública. Dessa forma se sustenta. O estado comprava a R$ 9 mil um ponto de comunicação, com apenas 1 gigabyte. Agora pagamos 92 por gigabyte  para termos o tamanho da diferença. São cerca de 100 vezes menos o valor do gigabyte”, afirma. 

O projeto é feito em parceria com empresas dos estados Unidos e China. O modelo será levado a outros estados da região por meio do Consórcio Nordeste. 

“É um empreendimento internacional. Juntamos o Brasil, Estados Unidos e a China. Um empreendimento que já investiu 100 milhões e é inovador. Vai envolver  outros investimentos. Vamos caminhar para a linha da  telemedicina. Vamos ter a modernização da Universidade Aberta do Piauí. Isso começa a permite câmeras de monitoramento como se tem em Teresina. Vamos implantar nas regiões estratégicas e depois chegar em todos os municípios. É o Piauí se modernizando. Já ganhou tanto sucesso que aprovamos agora junto ao Consórcio Nordeste, o Nordeste conectado.  É algo que é um modelo para o Brasil e outros países”, destacou.

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais