Cidadeverde.com

Estudante de 15 anos ocupará o cargo de prefeita de Teresina neste domingo

Imprimir

Foto: Ascom/PMT

A estudante Vitória, de 15 anos, ocupará, no próximo domingo (11), o cargo de Prefeita de Teresina. Em atividade totalmente virtual, a jovem irá se apresentar nas redes sociais do Prefeito Firmino Filho, relatando sobre suas experiências pessoais. A ação faz parte da Campanha Meninas Ocupam, desenvolvida desde 2016 pela Plan International, organização não governamental que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção de igualdade de gênero. 

Em Teresina, a ação é executada através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. “Neste ano vamos chamar atenção para o assédio e abuso que meninas e mulheres enfrentam nas redes sociais. A pandemia intensificou muito o uso dessas plataformas, então precisamos garantir que elas sejam ambientes seguros e de livre expressão. As meninas darão visibilidades a esses debates. Esperamos que todas e todos possam apoiar esse grande movimento”, ressaltou a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Macilane Gomes.

Para ela, a campanha é importante porque estimula as meninas a vislumbrar e terem como perspectiva espaços de poder, além de estimular a discussão de temas importantes para a promoção da equidade de gênero.

A menina prefeita é estudante da rede municipal de ensino de Teresina e participa do projeto “Líderes de Mudança”, da Plan International Brasil. A partir da iniciativa, Vitória passou a jogar futebol no time de meninas da sua comunidade. Ela aprendeu a desenvolver seu protagonismo e ativismo através de produção de artes e fanzines sobre igualdade de gênero, direito das meninas de jogar futebol, críticas ao padrão de beleza, entre outros.

A estudante também é administradora de um perfil no instagram, onde pauta a insegurança que as meninas enfrentam nas redes sociais e a luta para garantir mais liberdade e segurança virtual.

A ocupação da menina prefeita acontece no dia 11 de outubro, data em que é celebrada o Dia Internacional da Menina, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar atenção do mundo para os direitos das meninas. Em Teresina, foi instituído também no dia 11 de outubro, o Dia Municipal das Meninas, de acordo com a lei 4.962, sancionada em fevereiro de 2016.

Além da ocupação para o cargo de Prefeita, as meninas irão ocupar as funções de Repórter, com postagem no instagram de uma profissional de comunicação, e do cargo de Deputada Estadual, que será realizada através das redes sociais da Deputada Lucy Soares.

Durante as ocupações, as meninas também debaterão sobre a carta aberta que está sendo divulgada no site da Plan International Brasil, destinada às principais redes sociais como Instagram, Facebook, Tik Tok e Twitter.

 O documento convoca as empresas a criarem maneiras mais fortes e eficazes de denunciar abusos e assédios. A carta estará disponível até o dia 10 de dezembro e pode ser acessada através do link: https://plan.org.br/assine-nossa-carta-aberta-e-ajude-as-meninas-a-exigir-mais-seguranca-nas-redes-sociais/.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais