Cidadeverde.com
Viver Bem

Veja como manter a saúde mental durante a pandemia

Imprimir

Manter a saúde mental e física em equilíbrio exige um pouco de dedicação, principalmente em um momento como o atual, com a pandemia do coronavírus. Por isso, é muito importante incluir no dia a dia algumas ações para se preservar durante essa fase, garantindo assim uma boa qualidade de vida para o presente e, também, o futuro.

Mesmo com a retomada de algumas atividades, é muito importante manter algumas medidas restritivas, mas sempre com atenção para preservar a saúde física e mental. Portanto, vale seguir algumas dicas práticas que podem auxiliar a enfrentar melhor este cenário:

Faça exercícios físicos diariamente: 30 minutos de atividades físicas liberam uma química hormonal poderosa para o seu bem-estar. Vale subir e descer escadas, dançar, andar pela casa ou buscar aulas online.

Mantenha uma alimentação saudável: faça todas as refeições diárias, dando preferências a pratos leves como frutas, legumes e verduras. Além disso, evite o consumo de alimentos ultraprocessados como salgadinhos, refrigerantes, macarrão instantâneo entre outros.

Evite o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas: essas substâncias prejudicam e comprometem o funcionamento do corpo e da mente.

Evite assistir noticiários de forma exagerada: acompanhar exaustivamente notícias sobre o assunto contribui para o aumento da ansiedade e de pensamentos negativos. Claro que informação atualizada é importante, mas tenha equilíbrio e evite exageros. Prefira desfrutar o seu tempo com alguma atividade que você goste, como ler, ouvir música, conversar com algum familiar ou amigo, desenhar, entre outros

Mantenha contato com amigos e familiares: o isolamento social é necessário, mas é importante não deixar de manter contato, ainda que por telefone ou por vídeo-chamada. Portanto, ligue, converse e compartilhe momentos.

Procure ajuda profissional: em casos mais graves, tanto de saúde física quanto mental, não hesite em buscar um profissional qualificado para te ajudar a equilibrar sua vida e reencontrar o seu bem-estar.

 

Estadão Conteúdo

Imprimir