Cidadeverde.com
Viver Bem

Veja dicas práticas que ajudam a parar de fumar

Imprimir

Levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) demonstra que existem aproximadamente 25 milhões de fumantes no País. Ainda segundo o estudo, 45,6% dos fumantes tentaram parar de fumar no último ano, o que corresponde a cerca de 12 milhões de pessoas.

Abandonar o vício, porém, não é uma tarefa tão fácil. Entretanto, não é impossível. Além da disposição necessária, algumas ações ajudam a parar de fumar, promovendo benefícios significativos para a saúde.

Dicas

O primeiro passo é escolher uma data para abandonar o cigarro. Neste dia, faça algo agradável, como jogar bola ou passear. Isso ajuda a relaxar e a distrair. Lembre-se de manter uma garrafa com água sempre à disposição. Quando a vontade de fumar aparecer, beba um gole e caminhe um pouco.

Mudar a rotina também é necessário para eliminar os momentos que estão relacionados com o vício, como o intervalo pela manhã sempre no mesmo horário para um café. É importante fazer coisas novas, que façam bem para seu corpo. Esse é um bom momento para começar a caminhar, por exemplo.

Momentos de estresse também podem desencadear a vontade de fumar. Perder o emprego ou terminar um relacionamento são alguns exemplos. Em momentos assim, é preciso redobrar a atenção. Aqui, a dica é comer uma fruta ou até mesmo distrair as mãos com uma caneta, por exemplo.

Outra ação importante para conseguir mudar um hábito é a recompensa. Portanto, guarde o dinheiro que usaria para comprar cigarro. Após um período estabelecido, pegue essa quantia e compre um presente, algo que goste.

Por fim, é importante não desanimar com as recaídas. Elas podem acontecer. O importante é não desistir e recomeçar tudo novamente. Aliás, médicos especializados podem auxiliar nesse processo. Existem até mesmo alguns medicamentos que facilitam parar de fumar. 

 

Estadão Conteúdo

Imprimir