Cidadeverde.com

Veja dicas práticas que ajudam a parar de fumar

Imprimir

Levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) demonstra que existem aproximadamente 25 milhões de fumantes no País. Ainda segundo o estudo, 45,6% dos fumantes tentaram parar de fumar no último ano, o que corresponde a cerca de 12 milhões de pessoas.

Abandonar o vício, porém, não é uma tarefa tão fácil. Entretanto, não é impossível. Além da disposição necessária, algumas ações ajudam a parar de fumar, promovendo benefícios significativos para a saúde.

Dicas

O primeiro passo é escolher uma data para abandonar o cigarro. Neste dia, faça algo agradável, como jogar bola ou passear. Isso ajuda a relaxar e a distrair. Lembre-se de manter uma garrafa com água sempre à disposição. Quando a vontade de fumar aparecer, beba um gole e caminhe um pouco.

Mudar a rotina também é necessário para eliminar os momentos que estão relacionados com o vício, como o intervalo pela manhã sempre no mesmo horário para um café. É importante fazer coisas novas, que façam bem para seu corpo. Esse é um bom momento para começar a caminhar, por exemplo.

Momentos de estresse também podem desencadear a vontade de fumar. Perder o emprego ou terminar um relacionamento são alguns exemplos. Em momentos assim, é preciso redobrar a atenção. Aqui, a dica é comer uma fruta ou até mesmo distrair as mãos com uma caneta, por exemplo.

Outra ação importante para conseguir mudar um hábito é a recompensa. Portanto, guarde o dinheiro que usaria para comprar cigarro. Após um período estabelecido, pegue essa quantia e compre um presente, algo que goste.

Por fim, é importante não desanimar com as recaídas. Elas podem acontecer. O importante é não desistir e recomeçar tudo novamente. Aliás, médicos especializados podem auxiliar nesse processo. Existem até mesmo alguns medicamentos que facilitam parar de fumar. 

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais