Cidadeverde.com

Juiz afirma que eleições estão tranquilas e faz balanço de votação

Imprimir

Foto: TRE

O juiz da 1ª Zona Eleitoral, Thiago Brandão, informou em coletiva de imprensa na tarde deste domingo (15) que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até o momento, avalia como tranquilas as eleições municipais em todo o Estado. Segundo ele, o balanço de ocorrências de crimes eleitorais, de abstenção de eleitores e substituição de urnas só poderá ser feito no final do pleito, depois das 17h. 

Ele afirma que todas as denúncias que estão chegando ao Tribunal estão sendo checadas e apuradas e encaminhadas às autoridades policiais. 

“Estamos recebendo muitas notícias de ocorrências das mais cariadas, que estão sendo checadas. Oficialmente, ocorrências policiais, urnas defeituosas e abstenção de eleitores só podemos falar após encerrar as eleições”, ressaltou.  

Sobre a atuação dos mesários, o juiz acredita que a ausência pode ter sido maior que em eleições passadas, pelo momento de pandemia. 

“Os mesários que não se sentirem a vontade, por apresentarem alguns sintomas gripais, foram dispensados e substituídos. Logo no início da manhã, quem faltou, o presidente da seção convocou alguns eleitores que estavam na fila para ficarem no lugar dos mesários faltosos. A impressão que temos é que nesta eleição, teremos um pouco além (de falta) do que tínhamos nas eleições anteriores e acreditamos que isso aconteça por conta da pandemia”, destaca. 

O juiz afirma que o mesário que não apresentar a justificativa, pode praticar crime eleitoral. 

Para Thiago Brandão, as eleições ocorrem “na mais absoluta tranquilidade”. “O diagnóstico é que não há grandes filas, a votação está célere e por isso não está causando aglomeração, para não causar risco sanitário”, destacou. 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais