Cidadeverde.com
Geral

Prefeitura anuncia novos decretos que flexibilizam cinemas e clínicas de saúde

Imprimir
Foto::Ascom/Teresinashopping
 
Foto feita antes da pandemia 
 

O prefeito Firmino Filho assinou novos decretos que garantem mais flexibilidade ao funcionamento dos cinemas em Teresina e amplia o horário de abertura de clínicas de saúde a partir desta terça-feira (17). Todos os estabelecimentos devem seguir os protocolos específicos de segurança para evitar a disseminação do novo Coronavírus.  

O secretário municipal de Finanças e membro do Comitê de Operações Emergenciais (COE), Francisco Canindé, garante que, após a estabilização de casos de Covid-19, a prefeitura de Teresina decidiu autorizar a venda e consumo de bebidas e alimentos no interior dos cinemas da capital. 
 
Também foi reduzida a distância obrigatória entre uma poltrona e outra, que antes era de dois metros. 
 
Autorizados a reabrir desde setembro, desde que cumprissem os protocolos sanitários para evitar a disseminação do coronavírus, os cinemas não voltaram a funcionar porque reivindicavam a permissão  da venda de bebidas e alimentos. 
 
"Os cinemas tinham reivindicação que a gente liberasse venda de pipoca, refrigerantes e tal. Como está acontecendo,  inclusive com os restaurantes  e os indicadores possibilitam isso, estamos liberando", disse o secretário e membro do COE.
 
O decreto que permite que a venda e o consumo de alimentos e bebidas será publicado nesta terça-feira (17). Além da permissão, também será reduzido o espaço exigido anteriormente de distanciamento.
 
A Assessoria do  Rio Poty Shopping, onde funciona o Cinépolis, disse ao Cidadeverde.com que ainda não foi informado sobre a autorização e não tem data prevista para reabrir. 
 
O Cinemas Teresina, do Teresina Shopping, também não foi informado.
 
O secretário Francisco Canindé disse, ainda, que o COE autorizou que clínicas da área de saúde como um todo retornem ao mesmo horário de funcionamento que tinham antes da pandemia de coronavírus. 
 
Ele explica que é preciso que as medidas sanitárias sejam cumpridas. "Respeitando  protocolo de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel, todos aqueles cuidados que tem que se ter",acrescenta. 
 
 
Izabella Pimentel
Imprimir