Cidadeverde.com

Após vice perder o prazo, presidente da Câmara assume prefeitura de São Braz

Imprimir

 

O presidente da Câmara Municipal de São Braz do Piauí, vereador José Nilson Ribeiro (Progressistas), foi empossado como prefeito nesta terça-feira (17) em meio a uma polêmica.

O comando do executivo do município estava vago desde o último dia 05 de novembro, quando o então prefeito, Nilton Cardoso (MDB), morreu vítima da Covid-19. O vice-prefeito, Gilson Braga dos Reis (MDB), o Gilsinho, chegou a ser convocado para uma posse no dia 10 de novembro, mas não compareceu à sede do legislativo municipal.  

A mesa diretora da Câmara Municipal alegou que o vice perdeu o prazo legal para assumir, que seria de 10 dias após a vacância do cargo, e por conta disso convocou uma nova sessão para esta terça-feira(17), que marcou a posse do presidente da Câmara como prefeito. 

A cerimônia contou com a presença de vereadores e lideranças políticas ligadas ao atual vice-prefeito, que questionaram a legitimidade da posse. 

Gilsinho também esteve no plenário. Em conversa com o Cidadeverde.com, ele disse que considera a posse ilegal e afirmou que já acionou a justiça para recorrer e tentar assumir o comando do município. O atual vice-prefeito também disse que se colocou à disposição para ser empossado pela Câmara na última segunda-feira, dia 16, segundo ele, ainda dentro do prazo legal, possibilidade que não foi acatada. "É uma questão política, mas já estamos aguardando o posicionamento da justiça", disse. 

Foto: Reprodução/ redes sociais

Gilsinho(MDB)

José Nilson Ribeiro (Progressistas) deve permanecer à frente da Prefeitura de São Braz até o dia 31 de dezembro. 

A próxima gestão será comandada pela advogada Deborah Cardoso, filha de Nilton Cardoso, que venceu a disputa no último domingo após ter sido escolhida para assumir a candidatura depois do falecimento do pai. Ela terá como vice Gilson Braga dos Reis (MDB), o Gilsinho, que também fazia parte da chapa 

O Cidadeverde.com tentou contato com o vereador José Nilson Ribeiro, o prefeito empossado de São Braz, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto. 


Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais