Cidadeverde.com

Presidente do INSS vem ao Piauí para inaugurar posto de atendimento exclusivo para advogados

Imprimir

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, visita Teresina nesta segunda-feira (23), às 12h, para participar da inauguração do primeiro posto de atendimento exclusivo para a advocacia previdenciarista no Brasil. A iniciativa conta com a parceria da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) e da OAB, através da Comissão Nacional de Direito Previdenciário, que visa garantir o atendimento exclusivo ao advogado.

O Posto Exclusivo é um projeto piloto idealizado para diminuir o fluxo de pessoas nas Agências do INSS e será implementado em conjunto a outros procedimentos, como a virtualização e atendimento exclusivo para advogados. As Instituições acreditam que, entre outros benefícios, o projeto irá valorizar o profissional da advocacia. 

O presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário, Chico Couto, adianta que o atendimento exclusivo deve ser incorporado em outras cidades do Piauí. “Nosso atendimento era prioritário e agora vamos ter o atendimento exclusivo na CAAPI. Estamos conversando com as macrorregiões de Picos e Parnaíba para implementar futuramente esse tipo de atendimento aos advogados dessas outras subsecções”, esclarece.

A virtualização tem como objetivo potencializar o trabalho de advogados(as) em todo o Brasil, que poderão operar em favor dos beneficiários sem a necessidade de deslocamento para as Agências. Os procedimentos administrativos serão realizados por meio de videoconferência, e-mails e WhatsApp.

Chico Couto ressalta ainda que procedimentos jurídicos no meio virtual foram adiantados por conta da pandemia e que a ação que será concretizada na CAAPI é um avanço “As ferramentas serão usadas por todos os advogados do país, aumentando a produtividade e a segurança, pois não será necessário sair do seu escritório. Nosso principal objetivo é atender a advocacia do interior que é muito prejudicada por não ter Agências do INSS próximas”, explica o conselheiro.

A presidente da CAAPI, Andréia Araújo, ressalta a importância da iniciativa. “Estamos muito lisonjeados com esta parceria, que irá proporcionar maior comodidade, rapidez e segurança à nossa classe com a inauguração deste posto exclusivo”, enfatiza.

Além do impacto positivo imediato para a contenção do coronavírus, a medida deve auxiliar beneficiários e advogados que moram em regiões mais afastadas dos centros urbanos. Ações desenvolvidas para garantir uma maior celeridade dos processos represados no INSS e, consequentemente, a diminuição das filas.

O evento acontece nesta segunda, a partir do meio-dia, no prédio da Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense (CAAPI).

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais