Cidadeverde.com

Firmino retorna para o TCU dia 15 e diz que grande desafio de Dr. Pessoa será o Integhra

Imprimir

Roberta Aline

O prefeito Firmino Filho (PSDB) afirma que o maior desafio da gestão do prefeito eleito, Dr. Pessoa (MDB), será o sistema de transporte público. Para Firmino, a pandemia agravou a situação do sistema que passa por uma crise.

"Basicamente tivemos a implementação do Inthegra. Fizemos toda a infraestrutura. Mas na hora da operação, quando estava nesse ano de 2020, que era para a coisa deslanchar, tivemos a pandemia e interrompeu a operação do intlhegra. O próximo prefeito terá a decisão de como fazer. A pandemia parou o sistema. E retomamos para o modelo original que é radial. Esse modelo é gradativamente retomado exatamente porque o setor de transporte coletivo foi muito afetado  pela crise. Praticamente quebrou. A retomada desse setor tem sido lenta. O desafio é reorganizar o setor e ao mesmo tempo saber como vai ser feita a operação do Inthegra", destacou.

Sobre a possibilidade de criação de uma empresa pública de transporte, Firmino fiz que é uma opção para a futura gestão.

"É uma alternativa. Caberá ao novo prefeito tomar a decisão. O transporte coletivo vive uma crise por conta da pandemia. Ao mesmo tempo já tinha uma opção que era do Inthegra para se instalar. Torcemos para que ele resolva porque a população de fato precisa", disse. 

Com relação ao futuro político, o prefeito afirma que retorna ao Tribunal de Contas da União no dia 15. Ele afirma que ainda analisa convite feito pelo Progressistas para fazer consultoria aos prefeitos.

"Estamos em um momento de reflexão. Retomamos ao Tribunal de Contas dia 15 janeiro. Vamos definir nossas atividades internas. Vamos pensar com muito carinho", afirma.

Inauguração

Na manhã desta quinta-feira, Firmino Filho inaugurou uma creche no bairro Parque Brasil na zona Norte da capital. 

"Estamos fazendo os cálculos ainda. Até o final do ano fechamos essa conta. Inauguramos uma creche hoje e amanhã outra. Aqui inauguramos a creche Pastor João Batista, que foi uma importante liderança religiosa na zona Norte. Esse novo padrão de creches da prefeitura é a mais bela creche da cidade. Temos um padrão de excelência para atender as comunidades que mais precisam da educação. É importante perceber que a educação infantil é cada vez mais prioritária para que a meninada tenha uma trajetória de futuro", disse.

Ele afirma que Teresina avançou na educação infantil. 

"Avançamos muito no ensino fundamental, principalmente, na idade certa, avançamos na avaliação da meninada para que eles tenham uma trajetória de sucesso escolar", afirmou.

 

Flash de Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais