Cidadeverde.com

Mulheres do Piauí estudam mais que a média nacional

Imprimir

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou dados sobre as mulheres do Piauí, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que acontece no próximo dia 08 de março. Um dado relevante é que as piauienses estudaram mais que as brasileiras no geral e diminuíram o número de filhos em 2007.

O nível de escolaridade das mulheres que residem em área urbana já é de sete anos, superior aos 6,8 anos do Nordeste e próximo à média nacional que foi de 7,5 anos.  Em relação as pessoas que estudaram 12 ou mais anos no Piauí, o índice das mulheres é superior ao das brasileiras: 65,2% contra 57,1%. Na região é o segundo maior percentual.

As mulheres piauienses deixaram de ter filhos. Em 2007, a taxa de fecundidade das Piauienses caiu para 2,19 filhos, já sendo a 4ª menor da Região Nordeste e a 17ª no ranking  nacional, mas o percentual de 55,5% das mulheres, de 15 a 49 anos de idade, que só tiveram 1 ou 2 filhos, mesmo próximo da média da Região Nordeste(57,6%), só ganha do Maranhão(52,3%) e ficou bem distante dos 64,2% da média Nacional.

Ocupação

A pesquisa mostrou também que na distribuição por grupos de ocupação, 35% das piauienses estão na atividade agrícola, o maior índice do Nordeste e bem superior à média nacional, que é de 13,8%. No comércio, as mulheres ocupam 21% das vagas, em 2007 e apenas 3,6% são dirigentes, 7,2% são técnicas de nível médio, 5,6% trabalham em serviços administrativos.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: