Cidadeverde.com

São Paulo tenta conter oscilação a dez rodadas do fim do Brasileiro

Imprimir

O São Paulo vive momento de turbulência a dez rodadas do fim do Campeonato Brasileiro. Líder do torneio, com seis pontos de vantagem para o segundo colocado, Internacional, o clube corre risco de perder o título em meio à oscilação e aos problemas no CT da Barra Funda.

Fernando Diniz enfrenta problemas para recuperar o estado anímico do plantel e suprir a ausência de nomes importantes em um momento decisivo da temporada.

A fase atual é a de maior dificuldade da equipe tricolor desde que assumiu a liderança do Brasileiro. Nos últimos quatro jogos, incluindo a participação na Copa do Brasil, a equipe sofreu duas derrotas, obteve um empate e conseguiu apenas um triunfo. O aproveitamento preocupa a comissão técnica, sobretudo pela situação psicológica.

Inicialmente, a queda na semifinal da Copa do Brasil não preocupava Fernando Diniz e seus auxiliares. Entretanto, depois da derrota para o Red Bull Bragantino na última quarta-feira (6), o moral da equipe se tornou uma das prioridades da comissão técnica. 

O jejum de títulos, que já dura oito anos, e a necessidade de vencer uma competição relevante pressionam o departamento de futebol.

O treinador costuma se reunir com os atletas antes dos treinos para conversar e também adota uma postura de encontros e telefonemas individuais para trabalhar a questão.

Ele se aproxima do jogo contra o Santos no domingo (10), às 16h (de Brasília), com a necessidade de trabalhar o psicológico de seus atletas. O comandante terá a incumbência de melhorar a situação no vestiário até o clássico que será disputado no Morumbi.

O São Paulo também se preocupa com ausências recentes no plantel. Na última partida, Diniz não contou com quatro jogadores relevantes e considerados titulares.

Arboleda, que se atrasou na reapresentação do elenco, ficou fora do jogo passado por causa de um desconforto muscular. Juanfran, de acordo com a diretoria, precisou resolver questões pessoais. O espanhol, contudo, deverá à disposição da comissão técnica para o clássico do fim de semana.

Além dos dois desfalques que se envolveram em questões extracampo recentemente, Luan cumpriu suspensão automática e Luciano se recupera de uma inflamação na perna esquerda. 

Um dos pilares do elenco comandado por Diniz, o atacante não deve ter condições de atuar contra o Santos. Porém, será reavaliado pelo Reffis na véspera do compromisso pela 29ª rodada do Brasileiro.

Mesmo que possa contar com três reforços no fim de semana, o treinador são-paulino já sabe que terá duas ausências por suspensão contra os santistas: Bruno Alves recebeu o terceiro amarelo contra o Red Bull Bragantino e está fora de combate; Tchê Tchê foi expulso e só estará à disposição contra o Athletico, em 17 de janeiro, na Arena da Baixada.

THIAGO FERNANDES
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais