Cidadeverde.com

Piauí inicia distribuição de 200 mil seringas, agulhas e EPIs para vacinação contra a Covid

Imprimir

Foto: Governo do Estado

 

O governo do Piauí iniciou a distribuição de insumos aos municípios do estado para a vacinação contra o novo coronavírus. Para a primeira fase da vacinação, o governador Wellington Dias (PT) autorizou a distribuição de 200 mil seringas, agulhas e equipamentos de proteção individual.


A distribuição começou nesta sexta-feira (15) após apresentação do Plano Operacional de Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 no Piauí aos secretários de saúde e prefeitos dos
municípios piauienses, em solenidade no Palácio de Karnak. A apresentação foi feita durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE). 


1ª Fase

“A organização da imunização no Piauí já iniciou com a distribuição dos kits com equipamentos necessários para a primeira fase do programa de vacinação no estado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)”, diz o governo.

Todos os 224 municípios serão contemplados com os kits que contêm seringas e agulhas, protetores faciais e máscaras N95, diz o governo.  



O governo ressalta que no plano “estão contidas todas as estratégias de distribuição, acondicionamento, transporte, público-alvo, farmacovigilância, segurança e comunicação, além de outros pontos que permitirão a realização da imunização dos piauienses”.

“Estamos prontos para a vacinação. Apresentamos o plano estratégico e na próxima terça ou quarta-feira deveremos ter a data para começar. Devemos ter, hoje ainda, a definição da chegada dos lotes de vacina nos estados. Fizemos a entrega simbólica dos insumos, mas os caminhões já começarão a se deslocar para distribuir a todos os municípios do Piauí. Precisamos estar organizados em cada município para o mínimo de perda de vacina, seguindo critérios técnicos já definidos para termos o maior aproveitamento”, diz o governador Wellington Dias.
 

Plano de Vacinação

Na primeira fase da vacinação, 229.335 piauienses deverão ser vacinados.
Previsão de que 1.113.329 pessoas dos grupos prioritários sejam imunizadas até o final da quarta fase.


Foto: Governo do Estado

 

2ª Fase 

Segundo o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, a Secretaria Estadual de Saúde já está na preparação dos insumos para a segunda fase de vacinação.

“Serão utilizados na primeira fase da vacinação em torno de 200 mil kits e já estamos nos preparando para a distribuição do material destinado à segunda fase, de forma que possamos garantir todas as condições de realização da campanha no estado do Piauí”, diz. 

 

 


Foto: Governo do Estado

 

 

 

Carlienne Carpaso (com informações do Governo do Piauí)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais