Cidadeverde.com

Chove granizo em Canto do Buriti e Semar prevê chuvas abaixo da média no Sul do Piauí

Imprimir

Os moradores de Canto do Buriti foram surpreendidos com uma chuva de granizo que caiu na segunda-feira (01) na cidade.  O fenômeno acontece quando o ar mais quente da superfície se encontra com as nuvens muito frias. Para os próximos meses, a previsão é de chuvas abaixo da média na região Sul do Piauí. 

“Na realidade, nós temos um sistema que tanto está provocando essas chuvas, como também está inibindo, que é o VCAN, porque no centro do VCAN não chove, mas o contrário acontece em suas bordas. Hoje, por exemplo, o centro dele está sobre os estados do Piauí e do Maranhão e as bordas atingindo o sul do estado. com isso houve transporte de umidade, que, conjugada com o calor, favoreceu a ocorrência dessas tempestades que acontecem desde sábado no Piauí”, explica Sônia Feitosa., gerente de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar).

Sonia Feitosa ressalta que a “chuva de granizo não acontece em qualquer nuvem, mas somente na nuvem de nome  cumulonimbus. É uma nuvem de desenvolvimento vertical atingindo grandes altitudes.

A gerente explica que “granizo não significa chuva forte. Geralmente, a chuva é até pouca, baixa, de um acumulado baixo, mas são ventos fortes, sempre no período da tarde ou no finalzinho da tarde”. 

Confira no link a previsão do tempo para o Piauí 

Chuvas 

A meteorologia já previa que as chuvas no Sul do estado do Piauí seriam abaixo da média. “De fato, isso se confirmou. Não só no Sul, mas até mesmo no Norte do estado. Agora, a condição para os próximos meses é de continuidade de chuva abaixo da média no Sul do estado, nas duas regiões: sudeste e sudoeste”. 

“Na região Centro Norte, que é a nossa região, o sistema meteorológico produtor de chuvas tende a se intensificar agora. Então, a nossa região Centro Norte vai ser dentro da média, levemente acima da média”.

“No Norte mesmo, no extremo Norte, as chuvas tendem a ser acima da média. A tendência é de as chuvas aumentarem”. 

Sônia Feitosa acrescenta que o alerta de chuvas está na cor amarela. “Isso significa que acontece chuvas com potencial para desenvolver algum tipo de dano, mas não são danos muito desastroso. No entanto, vão acontecer chuvas isoladas”. 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais