Cidadeverde.com

Rafael Fonteles garante investimentos do PRO Piauí em todos os municípios

Imprimir

O secretário Estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, fez um balanço do PRO Piauí, programa de desenvolvimento social e econômico com investimentos de R$ 6 bilhões até 2022. Segundo o gestor, todas as cidades piauienses serão contempladas. Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta quarta-feira (03), ele também avaliou os os seis primeiros meses de execução do plano e conta que, neste mês de fevereiro, será feita uma prestação de contas. 

"É tudo com o objetivo de ter começo, meio e fim, com uma programação clara, inclusive em fevereiro vamos apresentar uma espécie de prestação de contas daqueles investimentos já realizados, aqueles que estão em execução e aqueles que estão em fase de contratação, para ficar mais transparente para toda a sociedade", destaca Fonteles. 

Ele explica que o programa busca organizar todos os investimentos e garante que todas as cidades serão contempladas pelo PRO Piauí  até 2022. 

"Tanto no eixo social, o que envolve educação, saúde, segurança, atenção aos vulneráveis, como na área de desenvolvimento, que envolve infraestrutura, Parcerias Público-Privadas (PPPs), modernização da prestação do serviço do estado e atração de investimentos. Mais da metade dos recursos previstos estão em conta [...]recursos do tesouro estadual, operação de crédito e articulados com convênios federais, principalmente, a partir das emendas dos parlamentares federais em todas as áreas. Temos tido bons resultados, muita coisa encaminhada e vai ficar tudo muito delineado nesse portal que iremos fazer um lançamento", avalia o secretário. 

Entre as obras que devem ser entregues no fim de 2021, Rafael cita a duplicação das BRs-316 e 343, a maternidade em Teresina, bem como a adutora do litoral que vai garantir o abastecimento água em todas as cidades da região litorânea. "Com previsão de conclusão ainda em 2021. Recursos totalmente garantidos", reitera. 

Questionado sobre candidatura ao Governo do Estado, Rafael Fonteles declarou que "isso deve ser tratado no ano da eleição".

"Este ano, o foco do trabalho é a manutenção do equilíbrio fiscal do estado. É uma conquista que é dinâmica, tem que estar todo dia focado nisso para a coisa não desandar. Fizemos grandes conquistas em relação a isso como o pagamento antecipado da folha de pagamento, o 13º, a quitação das dívidas com a União, o único estado que quitou 100% das suas dívidas diretas com a União, só existe a dívida bancária. O Piauí é um dos menos individados do país, só pra citar exemplos que demonstram o equilíbrio fiscal. Mas iss oé algo constante e mais ainda agora com a missão de coordenar o PRO-Piauí, esse grande programa de investimentos que é pra ter começo, meio e fim e requer uma energia, um trabalho e foco muito grande", declarou Rafael Fonteles. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais