Cidadeverde.com

Infectologista explica sobre a nova variante do coronavírus; assista

Imprimir


A nova mutação do Sars-CoV-2 (Covid-19) preocupa os brasileiros, após identificação da variante circulando em território nacional. O infectologista Carlos Henrique Nery Costa explica como as variantes nascem, podendo ser mais agressivas ou não. A Organização Mundial da Saúde (OMS) investiga detalhes sobre a mutação do novo coronavírus, com transmissibilidade 70% maior.  Veja vídeo acima.  

As mutações são processos naturais da microbiologia.  Normalmente, as variantes  existem devido o processo de mutação do material genético. Segundo o ECDC (European Centre for Disease Prevention and Control), estima-se que nova linhagem tenha uma transmissibilidade até 70% superior ao que se tem como parâmetros atualmente. Mas não indícios de que ela seja mais letal

A variante se caracteriza por apresentar grande número de mutações, oito delas ocorrendo na proteína da espícula viral (spike). 

“É o processo físico dele; está em plena expansão da pandemia. Ocorre uma mutação natural. Não é nem o vírus mais mutante que tem; por exemplo, o vírus da gripe e do HIV são muito mais mutantes do que esse. Esse tem taxa de mutação menor, mas existe, o que faz com que haja uma vigilância em relação não só a ocorrência de mutações, mas também sobre a gravidade da doença, da transmissão e das vacinas”. 

Os protocolos de proteção contra a variante permanecem os mesmos; por exemplo: manter o isolamento social, evitar aglomeração de pessoas, usar a máscara fácil e manter as mãos higienizadas. 

Lacen

Exame do Lacen (Laboratório Central do Piauí) confirmou o primeiro caso, identificado em laboratório do estado, da variante do coronavírus em território piauiense. O Governo do Estado informou que a cepa foi identificada em exame de um dos pacientes que veio de Manaus. O paciente foi monitorado, tratado com o protocolo do Ministério da Saúde, e já teve alta médica. A pessoa, segundo dados do governo, estava com sintomas leves e não chegou a precisar de UTI. Ele já voltou para o Amazonas. 

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais