Cidadeverde.com

Incertezas no mercado atraem traders

Imprimir

Os traders do mercado financeiro que já estavam preparados quando veio a crise em 2020 tiraram proveito das oscilações nos principais índices e modas. Como resultado, muitas pessoas se sentiram atraídas para a modalidade.

Mesmo após estudar o assunto, é comum querer saber mais detalhes sobre os diferentes tipos de conta para trading. Afinal, é importante obter esse tipo de conhecimento para ter o tipo certo de conta e conseguir aproveitar o momento. No cenário atual, apesar do crescente otimismo, ainda há espaço para aqueles que buscam se beneficiar das incertezas.

Por que há mais de um tipo de conta para trading?

O trading é diferente do investimento em títulos para o longo prazo, em que se usa um mesmo tipo de conta para negociação.

Devido à natureza desse tipo de investimento, é preciso existir variações que comportem diferentes tipos de traders.

Esse público sempre possui um perfil de moderado a arrojado. Por isso, são outros os critérios que diferenciam os tipos de conta, como:

  • Existência ou não de comissão
  • Spread cobrado por negociação
  • Alavancagem
  • Moedas para negócio

Como escolher o tipo de conta ideal?

A escolha da conta do trader deve se basear no volume de negociações e o spread que se está disposto a pagar. Em geral, vale a pena contatar o suporte do sistema que oferece as contas e obter auxílio em uma opção adequada. Com isso, já dá para começar a atuar nesse meio.

No que ainda vale ficar de olho para o trading?

As quedas vertiginosas de diversos ativos – como as ações – ou o rápido crescimento de outros – criptomoedas e ouro, por exemplo – gerou um boom de contentamento entre traders. Após uma queda abrupta, correções ficaram mais fáceis de prever do que nunca.

Com a recuperação da bolsa de valores, poderia até parecer que a rotina de um trader havia voltado ao período pré-Covid-19. No entanto, pregões continuam sentindo baixas, mesmo com o início da vacinação, por conta de dados econômicos pouco animadores.

O impacto nas bolsas mundiais, mesmo que não se negocie esse tipo de ativo, diz muito sobre o humor do mercado. Índices e moedas estrangeiras tendem a apresentar um comportamento mais volátil, o que pode abrir boas oportunidades para palpites de queda ou subida.

No momento, o acompanhamento do histórico desse tipo de produto financeiro junto a notícias do mercado é o melhor guia para os traders.

O mercado pode ficar saturado de traders?

Assim como o recente aumento dos valores do Bitcoin e outras criptomoedas atraíram investidores que as evitavam, o sucesso do trading fez novos admiradores. No entanto, diferentemente da negociação de ações e cotas na bolsa, há sempre espaço para mais gente.

Afinal, o propósito é conseguir ler bem o suficiente o mercado. Feito isso, e tendo a conta de trading do tipo ideal para o perfil, o investidor não se importa com quantos mais estão participando. Um trader pode, ainda, investir em um mercado diferente dos demais, tamanha a quantidade de alternativas disponíveis.

Que outros tipos de investimento estão em alta no mercado?

A negociação como trader não impede que muitos brasileiros diversifiquem o seu leque de investimentos. Com a manutenção da Selic baixa, dificilmente deixar muito dinheiro na renda fixa é uma opção atrativa. Alguns tipos de investimento podem até mesmo perder para a inflação.

Por conta disso, os ativos que têm chamado maior atenção no mercado são as ações e os fundos imobiliários. Esse segundo grupo, ainda, favoreceu a todos que aproveitaram os circuit breakers de março e conseguiram ativos que hoje se mantêm atrativos a um preço muito menor. Além disso, é natural que uma Selic mais baixa favoreça os fundos imobiliários com seus dividendos mensais.

Já as ações, apesar das recentes quedas pela desconfiança do mercado, já recuperaram boa parte do fôlego perdido no mesmo período. Enquanto o “sobe e desce” atrai day traders, ainda pode ser possível encontrar boas empresas descontadas pela crise.
Sem dúvidas e sem que se precise consultar um especialista para isso, é certo que a chave é saber diversificar os investimentos.

 

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais