Cidadeverde.com

Governador quer pactuação com Unicef para volta segura das aulas presenciais no Piauí

Imprimir

Foto: Ccom

O Governador Wellington Dias (PT) discutiu o retorno das aulas presenciais no Piauí com os representantes do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, nesta terça-feira (09). Atualmente, as aulas na rede estadual de ensino acontecem de forma remota, devido a pandemia da Covid-19. O governador defende uma agenda conjunta com as entidades públicas para que o retorno das aulas aconteça de forma segura. 

O Governo do Piauí já divulgou protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus na área da Educação. Esses protocolos já estão em execução por parte, inclusive, das escolas particulares, com aulas presenciais e remotas. 

Wellington Dias reconhece que um dos setores mais prejudicados com a pandemia foi o setor da Educação. “É um prejuízo para a vida de uma geração".

"O que nós temos na ausência de uma política nacional é uma pactuação com o UNICEF, que nós vamos ter com a presença de técnicos do UNICEF, dos técnicos do Ministério da Saúde (que vamos convidar), do Fórum dos Governadores do Brasil. Para que possamos com as pessoas da área da Ciência, tanto voltada para a Educação como para Saúde, buscar - com o resultado daquilo que já aconteceu no Brasil e no Mundo - o melhor parâmetro para que com o máximo de segurança a gente possa retomar”, diz o governador. 

Wellington Dias, que atualmente é presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da vacina pelo Fórum dos Governadores, também defende a prioridade da vacinação para o setor da Educação. 

“A grande frente que eu tenho buscado tratar pelo Fórum dos Governadores é que possamos ao mesmo tempo fazer a fase 1 e a fase 2 da vacinação. A fase 1 abarca todo o chamado do setor de risco, mas, na fase 2, nós queremos também ter o olhar para o setor de maior transmissibilidade, setores que nós elegemos como essenciais, a Educação é um deles”.

Reunião

Uma reunião será marcada com representantes dos Municípios, dos Estados, da União, dos setores públicos e privados, do Ministério da Saúde, do UNICEF, do Fórum dos Governadores do
Brasil e do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para discutir o retorno das aulas presenciais. 

“Temos de um lado tomar uma posição com relação a forma segura para garantir condições de Educação e do outro lado também a vacinação como uma saída definitiva para a pandemia, inclusive para o setor da Educação também”.

“Nós vamos ter essa agenda com o objetivo de buscar o olhar do ponto de vista de Saúde e o olhar do ponto de vista da Educação, encontrar o caminho que seja mais seguro, mais adequado, para servir de parâmetro para os nossos estados. Para que possamos implementar tanto no setor público como no setor privado”, diz o governador. 

Participaram da reunião por videoconferência Florence Bauer, que é representante do Unicef no Brasil, a chefe da Unicef do Território do Semiárido, Dennis Larsen, além de gestores das secretarias de Estado da Fazenda, da Educação, da Saúde, da Assistência Social e do Governo.

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais