Cidadeverde.com

Defesa Civil orienta que famílias desabrigadas fiquem isoladas por núcleo em abrigos

Imprimir

A Defesa Civil Estadual enviou ofício aos municípios piauienses que possuem histórico de enchentes no período chuvoso e famílias ficam desabrigadas. O documento orienta os gestores a adotarem medidas preventivas para evitar transtornos causados pela chuva.

A Defesa Civil teme que a pandemia de coronavírus seja agravada pelos transtornos e orienta que, em caso de pessoas desabrigadas, os gestores municipais preparem locais para receber as famílias isoladamente. Até esta quarta-feira (17) não há registros de desabrigados no Estado.  “Para a região Norte do estado está prevista ter chuvas mais intensas acima da média histórica e isso causa risco, sim, risco  de ter desabrigados se essa chuva não for distribuída nos próximos três meses”, explica o  secretário estadual da Defesa Civil, Geraldo Magela,

O ofício foi enviado às cidades como Barras, Batalha, Esperantina, Parnaíba, Picos, dentre outras. O secretário estadual da Defesa Civil, Geraldo Magela, explica que as recomendações foram feitas em três tópicos para a população em geral, a todos os gestores e aos prefeitos de municípios que historicamente tem enchentes com desalojados e desabrigados.

“Para a população em geral a orientação é evitar ficar exposto a raios, descargas elétricas, evitar fazer uso de eletrodomésticos durante chuvas com raio, principalmente celular se estiver carregando e evitar entrar em enxurrada, mesmo quem tiver em veículo porque há risco de ser arrastado”, explica.

Os gestores municipais devem desobstruir bueiros e galerias no município; aumentar o controle na limpeza das ruas, evitar lixo acumulado em locais impróprios, desassorear córregos, riachos e rios em áreas urbanas; promover visitas e vistorias com o intuito de obter diagnósticos sobre as áreas de riscos, bem como orientar as comunidades inseridas nestas áreas, objetivando a proteção das vidas e bens.

Aos gestores de municípios que historicamente têm enchentes com desabrigados, a Defesa Civil orienta fazer o levantamento de quantidade de famílias em área de risco, de acordo situações dos anos anteriores, principalmente as localizadas às margens de córregos, canais, rios, ramais e galerias pluviais, morros e encostas.  Também deve ser estabelecido o  critério de alerta ou prontidão.

Nos últimos dias cidades como Picos e Parnaíba estão registrando chuvas intensas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram verdadeiros rios em avenidas.

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais