Cidadeverde.com

Timon atinge 100% de ocupação nos leitos de UTI Covid, afirma secretário

Imprimir


A cidade de Timon, no Maranhão, atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI (unidade de tratamento intensivo) para o tratamento da Covid-19. A ocupação máxima dos leitos foi registrada na noite de terça-feira (09). 

A Prefeitura de Timon informa que o município possui 43 leitos de enfermaria. Desses, 20 estão ocupados. “A situação se tornou mais preocupante com os 12 leitos de UTI ocupados”. 

“O Hospital Regional Alarico Pacheco realizou uma reformulação de urgência para atender a demanda”, informou. 

Em entrevista à TV Cidade Verde, o secretário municipal de Governo, João Batista Pontes, comentou que a “realidade é muito grave”.

O gestor pede que as pessoas respeitem o isolamento social, saindo de casa apenas para o essencial, além de usar máscara, álcool em gel e evitar aglomeração. “Se a população não ajudar às autoridades, por mais que aumente, não vai ter leitos suficiente”. 

“Estamos com 100% de ocupação. Os leitos clínicos estão passando de 50% (de ocupação). A curva só sobe. Ela está em uma velocidade que gera uma grande preocupação. A prefeita Dinair (Veloso) está bastante atenta e apreensiva nesse momento de grande dificuldade”.

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Timon, do dia 09 de março de 2021, contabiliza:  28.240 casos notificados, 1.659 suspeitos, 13.308 descartados, 13.273 confirmados, 12.349 recuperados e 219 óbitos.

O secretário comenta que a cidade segue as medidas restritivas do Governo do Maranhão, que restringe o funcionamento de bares e restaurantes na semana e o fechamento completo nos finais de semana.  Os balneários também estão fechados aos finais de semana. Existe também a proibição de eventos que gerem aglomerações.  As polícias e os órgãos fiscalizadores acompanham o cumprimento das medidas. 


O atual decreto é válido até o dia 14 de março. Ao encerramento desse prazo, novas medidas poderão ser adotadas a partir da próxima semana. 

A Prefeitura de Timon informa que "o município possui uma Rede de Atendimento de Saúde Municipal, incluindo o Hospital do Parque Alvorada e três Unidades Básicas de Sáude, que funcionam exclusivas para atendimento da doença,  todos os dias da semana. As UBSs dos bairros Flores, Parque Piauí e Cidade Nova III, passam a funcionar das 7h30 às 17h30 de domingo a domingo e o hospital do Parque Alvorada com funcionamento 24h".

Vacinas 

Em relação à vacinação da população contra Covid-19, o secretário João Batista afirma que o município está avançado da imunização. “Nós já passamos de 5 mil pessoas imunizadas. Inclusive, nós estamos em primeiro lugar no estado do Maranhão nós índices de aplicação da vacina. O nosso plano de vacina está bem centralizado, fazendo a vacina chegar ao público-alvo”. 

A cidade já começou a vacinar a primeira dose nos idosos acima dos 80 anos e a aplicar a segunda dose dos idosos com mais de 90 anos. 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais