Cidadeverde.com

COE diz que Teresina vive "risco iminente de colapso" e defende fechamento total

Imprimir

Integrantes do COE (Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19) de Teresina, em posição unânime, recomendam que a prefeitura adote medidas mais duras como bloqueio total (lockdown) ou distanciamento social ampliado para evitar o colapso no sistema de saúde, com manuntenção apenas dos serviços essenciais.

De acordo com o COE, a epidemia de Covid-19 em Teresina está em fase de “aceleração descontrolada”, com situação de vulnerabilidade elevada, com risco “muito elevado”, com chance iminente de colapso para um caos no atendimento a pacientes internados em hospitais. As recomendações foram encaminhadas a Fundação Municipal de Saúde (FMS). 

No documento, o COE inicia lembrando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) defende o distanciamento social e “lockdown” como estratégias de combate à Covid-19. 

Veja trecho da recomendação
“Medidas de distanciamento físico e restrições à movimentação da população em larga escala – frequentemente referidas como “lockdowns”, podem reduzir a transmissão da COVID-19 por limitar o contato entre as pessoas. Entretanto, tais mediadas podem ter impactos negativos profundos nos indivíduos, nas comunidades e na sociedade, por praticamente paralisarem sua vida econômica e social. Essas medidas afetam desproporcionalmente grupos de indivíduos sob situação de vulnerabilidade social, como as populações em situação de rua e/ou de pobreza, migrantes, refugiados, que frequentemente vivem em habitações pequenas, superlotadas e com poucos recursos e/ou que dependem do trabalho diário para subsistência. A OMS reconhece que, em certos momentos, em alguns locais não há outra alternativa a não ser ordenar que pessoas permaneçam em casa e tomar outras medidas para ganhar tempo.
Os gestores devem aproveitar o tempo extra fornecido pelo “lockdown”para viabilizar o máximo esforço em detectar, isolar, testar e cuidar de todos os casos, para garantir a quarenta de todos os contatos, bem como engajar, capacitar e permitir que as pessoas impulsionem a resposta da sociedade ao tomar as medidas de precaução. A OMS espera que os gestores adotem intervenções direcionadas para onde e quando necessário, com base na situação local”.  

 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

 

VEJA AQUI A RECOMENDAÇÃO DO COE

O documento é assinado por Amaríles de Sousa Borba, Diretoria de Vigilância em Saúde – FMS, Maria do Amparo Salmito,da Gerência de Epidemiologia – FMS, Walfrido Salmito de Almeida Neto, Coordenador médico do COE-FMS, Kelsen Dantas Eulálio Infectologista - COE-FMS Norma Salmito Infectologista - COE-FMS  e o virologista Marcelo Adriano da Cunha e Silva.

Ontem (12) o Conselho Regional de Medicina e entidades de saúde, além da OAB-Seccional Piauí divulgaram nota defendendo fechamento de serviços. As entidades alertam à sociedade e aos gestores piauienses para a adoção de medidas mais rígidas e eficazes para a preservação da vida humana no momento de pandemia. 

Da última segunda-feira (8) até esta sexta-feira (12) foram registrados 46 óbitos por Covid-19 em Teresina. Dados do Painel de Monitoramento Covid-19, da FMS, apontam há um  crescimento muito forte de 218,18% neste indicador comparando-se a média móvel de 7 dias atual (5) e a média móvel calculada há 14 dias (1,57).

 

Flash Yala Sena
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais