Cidadeverde.com

Presidente da Unimed faz apelo ao governo do estado para editar decreto

Imprimir



Com o plano de contingência para atender a alta demanda de internações dos pacientes infectados pelo novo coronavírus, o presidente do Sistema Unimed Teresina, o médico Emmanuel Fontes, afirmou que a rede suspendeu temporariamente as cirurgias eletivas para ampliar o número de leitos aos pacientes com Covid-19. Em vídeo, Emmanuel Fontes solicitou que o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal publiquem decretos reforçando a suspensão na rede privada, para que os hospitais particulares passem a oferecer mais leitos. 

O plano de contingência busca garantir atendimento a todos os beneficiários dos planos Unimed e Intermed.  “Devido o cenário de pandemia, nós suspendemos as cirurgias eletivas porque essas cirurgias ocupam leitos: pode ser um leito de UTI, pode ser um leito de enfermaria, um apartamento, que são necessários para a Covid”

“O plano de saúde precisa do seu hospital e de todos os hospitais da rede. Esses leitos devem estar disponíveis. Eu queria fazer um apelo ao governador e ao prefeito que coloquem no seu decreto a proibição dessas cirurgias eletivas. Nós temos que nos preocupar com esse paciente (Covid), nós temos que abrigá-lo. Nós não podemos deixar uma cirurgia plástica, uma cirurgia de varizes, ocupe o leito necessário para esse paciente (com covid-19). Eu espero a sensibilidade dos governantes para que esse decreto saia com essas proibições” 

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou ao Cidadeverde.com que possui ingerência apenas na rede estadual de saúde. 

A Fundação Municipal de Saúde também informou que não “fala sobre a rede particular”. 

Em outras cidades, as prefeituras já baixaram decreto suspendendo a realização de cirurgias eletivas na rede particular para aumentar a oferta de leitos para o tratamento da Covid-19. As prefeituras de Curitiba (Paraná) e de Campinas (São Paulo) foram algumas que adotaram essa medida. 

Rede Pública

O Governo do Piauí suspendeu as cirurgias eletivas na rede estadual de Saúde pelo período de 15 dias, a contar do dia da publicação do decreto, que foi 10 de março de 2021. O decreto permite apenas as cirurgias eletivas em casos de patologia materno-infantil, oncológica, cardiológica e neurológica. 

No dia 12 de março, a Prefeitura de Teresina também determinou a suspensão das cirurgias eletivas e os atendimentos ambulatórias na rede pública municipal de saúde. 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais