Cidadeverde.com

"Toda e qualquer atividade econômica é essencial", diz secretário sobre comércio

Imprimir

“Do vendedor ambulante ao grande empresário”, todos poderão abrir normalmente os seus negócios nesta sexta-feira (19), esclareceu o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Marcelo Eulálio, em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta quinta-feira (18), ao explicar o decreto da Prefeitura de Teresina, diferente do que propõe o decreto estadual. 

O secretario ressalta que o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e toda a gestão estão empreendendo todos os esforços necessários para combater essa grave crise sanitária, levando em consideração a importância da atividade econômica. 

“Nós chegamos à conclusão que a atividade não pode parar. Toda e qualquer atividade econômica é essencial. Agora, o que podemos fazer, é a intensificação das fiscalizações e também a promoção de campanhas educativas de prevenção. Com ou sem decreto, ainda há pessoas que desrespeitam os protocolos de segurança”.

O gestor conta que na manhã desta quinta-feira (18) passou pela Avenida Raul Lopes e pessoas estavam em grupos conversando sem o uso da máscara. 

“É preciso diálogo. É preciso superar a ideia, desde março do ano passado, da dicotomia entre saúde e economia. Esse disco tem que virar. Isso prejudica o avanço de medidas realmente eficazes, que não apenas permite combater a pandemia, mas também resguardar as atividades econômicas, resguardar o emprego que é essencial”.

O Governo do Piauí – com aprovação da Assembleia Legislativa do Piauí – antecipou para esta quinta (18) o feriado do Dia do Piauí, comemorado no dia 19 de outubro.

Na sexta (19), o secretário explica que, pelo decreto da Prefeitura de Teresina, poderá funcionar o comércio em geral. Cada empresário, a depender da sua característica de serviço e região de atuação, terá a liberdade de estabelecer o horário de funcionamento desde que não ultrapasse o tempo de 9 horas corridas e não ultrapasse às 20 horas. 

Os empresários devem anexar o horário de funcionamento em local visível no estabelecimento, pois estão suscetíveis de fiscalização. Eles também podem entrar em contato – por qualquer meio de comunicação – com a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) da sua região para informar o horário escolhido, dentro do permitido.

As empresas poderão funcionar respeitando os protocolos sanitários da Vigilância Sanitária e da Organização Mundial de Saúde. 

Amanhã (19), poderá funcionar o comércio em geral, ressalta o secretário. “Toda atividade econômica é essencial: do vendedor ambulante ao grande empresário”. 

Carlienne Carpaso
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais