Cidadeverde.com

Pessoas com deficiência acima de 60 anos terão que comprovar comorbidade para tomar vacina

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O secretário de estado para inclusão da pessoa com deficiência, Mauro Eduardo Cardoso, confirmou ao Cidadeverde.com que cinco pessoas com deficiência serão vacinadas em ato simbólico no domingo (21). Os nomes ainda estão em processo de definição, mas os escolhidos serão: uma com síndrome de Down, uma com autismo, uma com deficiência visual, outra com deficiência auditiva e uma com deficiência física.

O ato simbólico será em 21 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. A vacinação deverá ser iniciada na próxima semana nos municípios. 

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) emitiu nota de esclarecimento sobre a inclusão desse grupo prioritário. “A prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra Covid-19 no Piauí é determinada pela Lei nº l7.486, proposta pelo deputado Franzé Silva, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias”.

“O Estado usará a reserva técnica (das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde) para cumprir com a lei. O início da vacinação será bem tímido, não vai dar para muita gente, mas, a cada lote, nós vamos cobrar um percentual para a pessoa com deficiência”, comenta Mauro Eduardo.

A lista com os cinco nomes e o local da vacinação deverão ser divulgados até o próximo sábado (20).

Mauro Eduardo ressalta que, devido a pouca quantidade de doses, ficou determinado que inicialmente serão vacinadas as pessoas com deficiência acima de 60 anos, com alguma comorbidade ou institucionalizadas. A comorbidade deverá ser comprovada por meio de atestado ou laudo médico. 

Em Teresina, pelo menos 12 pessoas com deficiência em abrigos e 32 em residências terapêuticas deverão ser vacinadas 

Mauro Eduardo acrescenta que a Sesapi distribuirá o quantitativo das doses com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Carlienne Carpaso
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais