Cidadeverde.com
Geral

Leitos de UTIs lotam nos territórios regionais do Piauí e hospitais fazem apelo

Imprimir

Foto:  Zanone Fraissat/Folhapress

A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com covid-19 chegou a 100% em quase todos os Territórios de Saúde do Piauí. Dos oito que oferecerem leitos de terapia intensiva, apenas o território Entre Rios, onde se encontra Teresina, não chegou ao limite, mas está bem próximo com 91,27% da capacidade. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi).

O território Entre Rios possui 298 leitos de UTIs, sendo que 272 estão ocupados.

A situação já é de lotação máxima nos territórios: 

  • Planície Litorânea – 100%;
  • Cocais – 100%;
  • Entre Rios – 91,27%;
  • Vale dos Rios Piauí e Itaueiras – 100%;
  • Vale do Canindé – 100%;
  • Vale do Rio Guaribas – 100%;
  • Chapada das Mangabeiras – 100%;
  • Serra da Capivara - 100%

Hospitais fazem apelo

O Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano, publicou um vídeo nas redes sociais onde a equipe de saúde relata a situação.

"Estamos prestes a completar um ano nessa luta e é cansado. Se vocês estão cansados em casa, imagine a gente", disse um profissional do hospital.

"Desde o início da pandemia em nenhum momento nós chegamos a esse ponto", afirmou outro integrante da equipe do Tibério Nunes.

"Para que a gente possa vencer, nós precisamos que a população nos ajude também”, pediu outra funcionária.

O Hospital Regional de Bom Jesus também fez um apelo pelas redes sociais para que a população fique em casa.

"Em meio à batalha contra o coronavírus, existem profissionais que têm sido incansáveis no desempenho de uma função essencial à sociedade que é salvar vidas. E para que estes mesmos profissionais não se cansem e percam esta batalha fique em casa", publicou o hospital.

 

 

Ontem, um ano após o aparecimento dos primeiros casos de covid-19 no estado, o Piauí bateu o recorde no número de mortes em 24 horas de toda a pandemia, 38 no total, sendo 18 só em Teresina.

Os casos confirmados no estado somam 191.845 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.778 e foram registrados em 217 municípios.

Hérlon Moraes
[email protected]

Imprimir