Cidadeverde.com

Governadores do Nordeste pedem a Bolsonaro antecipação de feriados nacionais

Imprimir

O Consórcio Nordeste apresentou ao presidente Jair Bolsonaro propostas de combate à pandemia que, nesta terça-feira (23), registrou mais de 3 mil mortes em 24 horas, número nunca registrado anteriormente. Entre as sugestão, a antecipação de feriados nacionais e a manutenção do cronograma inicial de entrega da vacina Oxford/AstraZeneca, oriundas do consórcio global Covax Facility/OMS. 

A reunião ocorreu no Palácio da Alvorada e teve a presença do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, além de cinco governadores representando cada região brasileira: Wilson Lima (Região Norte), Renan Filho (Nordeste), Ronaldo Caiado (Centro-Oeste), Cláudio Castro (Sudeste) e Ratinho Jr. (Sul).

"O Brasil receberia 2.997 milhões na primeira etapa e só foram entregues 1 milhão de doses no último final de semana. O restante, a Fiocruz e a OMS estão querendo adiar para abril. A nossa proposta é manter o calendário, que prevê completar a entrega ainda em março, e o restante em abril (3 milhões) e em maio (3,1 milhões), totalizando 9,1 milhões de doses previstas desde o início”, disse o governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste e que foi representado pelo  governador do Alagoas, Renan Filho.

Wellington Dias cita que um dos argumentos para manter o cronograma é o risco que o Brasil representa hoje para o mundo, como uma possível fábrica de novas cepas do coronavírus. 

“Para todos os países e autoridades nosso argumento é: o Brasil é centro da pandemia no mundo? É risco de propagação de variantes para a América e para o Mundo? Então ajudem o Brasil, e assim ajudam o mundo a sair do colapso na rede de saúde e elevada mortalidade e controlar variantes. A saída é mais vacinas”, frisa Dias.

O presidente do Consórcio Nordeste pede medidas concretas para que, até a Semana Santa, o Governo Federal adote ações restritivas para redução da circulação da população, a única maneira de barrar o crescimento do vírus enquanto a vacinação não avança.  “Não queremos uma reunião só para fotografia e discurso”, afirmou Wellington Dias.

 

ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS NACIONAIS

Para a antecipação de feriados nacionais, os nove governadores propuseram que o Governo Federal crie uma coordenação de crise usando toda a máquina do Governo Federal para combater a pandemia. 

Na frente da coordenação estaria o Ministério da Saúde, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da Economia, Casa Civil, além de um governador de cada uma das cinco regiões do país e ainda líderes da Anvisa, Fiocruz, Butantan, União Química, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Entre as medidas, que podem ser tomadas por meio dessa coordenação, está a antecipação de feriados nacionais, que ajudaria a reduzir a circulação de pessoas em todo o país. Outra ação é uma comunicação centralizada e integrada, com atualização diária sobre casos confirmados, internados e óbitos, sobre cronograma diário e semanal de entrega e aplicação de vacina por estado e municípios.

 

OUTRAS PROPOSTAS APRESENTADAS PELO CONSÓRCIO NORDESTE

- Recomposição do orçamento da Saúde para 2021 que chegou com R$ 43 bilhões a menos do que o previsto;

- Integração de órgãos do Governo Federal para execução de medidas econômicas, como a liberação de auxílio emergencial para a população mais vulnerável e apoio às micro e pequenas empresas. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais