Cidadeverde.com

Estudantes do Piauí chegam a tirar 980 pontos na prova de Redação do Enem

Imprimir

Foto: Anna Luisa Melo Coelho por @dakbearprin


Os candidatos do Piauí conquistaram notas acima de 900 pontos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Estudantes das escolas públicas e privadas driblaram a ansiedade em tempos de pandemia da Covid-19 e as incertezas sobre a prova do Enem. Agora, estão a um passo da aprovação para o Ensino Superior. O Cidadeverde.com conversou com alguns estudantes. Eles contaram as suas rotinas de estudo e a tão esperada nota da Redação. Este ano, o tema foi “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Filho de agricultores, João José de Souza Silva, de 18 anos, mora na zona rural do município de Acauã, e conquistou 980 pontos na redação. João José é estudante da Unidade Escolar Antônio Rodrigues Filho e, devido a pandemia da Covid-19, assistiu às aulas remotamente. Ele pretende cursar Matemática. "Iniciei os estudos aqui na minha cidade e sempre busquei ter boas notas. Me preparei focado na redação. Eu tirava algumas horas para estudar em casa, principalmente, escrevendo as redações. Então, a prática me ajudou bastante", diz João José.

A estudante Anna Luisa Melo Coelho, de 18 anos, alcançou os 940 pontos. Estudante do Colégio Mérito D'martonne, Anna busca uma vaga no curso de Direito da Universidade Federal do Piauí. Ela conta que criou o projeto social “Abraçar”, que a ajudou no desenvolvimento do texto. O projeto promove debates junto a profissionais da psicologia e rodas de conversa durante o mês de setembro (mês mundial de combate ao suicídio). 

“Escrever a minha redação contou com alguns desafios, dentre eles, o uso contínuo de máscaras. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, tivemos que fazer toda a prova usando máscaras o que dificulta a respiração e consequentemente aumenta os níveis de ansiedade. Então, para mim, controlar a ansiedade durante a escrita foi bem difícil”, relembra Anna sobre o momento da prova. 

Foto: Ana Clara Mendes de Araújo/arquivo pessoal



Com o grande sonho de cursar Medicina Veterinária, a estudante de 19 anos, Ana Clara Mendes de Araújo, tirou 980 na Redação. Durante a preparação, ela redigia por semana pelo menos uma redação e, além do apoio da escola, fez um curso extra para aprimorar a escrita. 

“Além das redações que eu fazia durante a semana, aos sábados tinha os simulados, que ajudou bastante porque já era uma redação a mais. Com a questão da pandemia, eu fiquei ansiosa sem saber como seria a questão do Enem, mas nunca deixei de me esforçar para dar o meu melhor na prova. O resultado veio: 980 para mim é uma nota maravilhosa, estou muito feliz”. 

Lilian Dávila Soares Lopes -Foto: arquivo pessoal


Outra aluna da rede pública de Ensino que conquistou 980 pontos na Redação foi a estudante Lilian Dávila Soares Lopes, da Unidade Escolar João Alves de Macedo Filho. Ela mora na cidade de Juazeiro do Piauí e tem o sonho de cursar Fisioterapia. "Este resultado foi esperado, pois me dedico há muito tempo”, comemora.

A Maria Gabriella Miranda de Carvalho, de 17 anos, também conquistou 980 pontos. “Foi algo incrível”, diz a estudante ao receber a nota. Ela conta que se preparou ao longo do ano em busca do seu sonho de ser médica. 


Aos 17 anos, o estudante Willys Lennon terminou o Ensino Médio e quer cursar Direito. “Alcancei uma nota de 980 pontos na redação com um tema bastante discutido e interessante de escrever, fora que em tempos de pandemia é pertinente falar sobre saúde mental, pois estamos forçados a um isolamento social em prol da saúde geral”. 

Willys Lennon confessa que, por motivos de falta de afinidade com a matéria, decidiu se matricular em um curso de Redação. “A partir disso, comecei a ter outra visão sobre como escrever, com aulas toda segunda-feira e textos semanais me preparei até o dia da prova”. 

Foto: arquivo pessoal/ Willys Lennon




Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais