Cidadeverde.com

Mulheres transformam ociosidade em arte no bairro Dirceu

Imprimir
Um grupo de senhoras de vários cantos da cidade se reúnem no Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu, zona Sudeste da capital, para transformar o ócio em criatividade. Através de uma oficina, promovida pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, elas estão aprendendo técnicas para criar peças de decoração a partir de sucata. As aulas são gratuitas e ministradas pelo professor Manoel Severino. 
 

Fotos: Diego Iglesias

As peças produzidas vão de vasos decorados a miniaturas de bumba-meu-boi feitos de garrafas pet, frascos de desodorante, entre outros, mas, pelo acabamento, são dignas de bons elogios. Elas são confeccionadas por donas de casa do bairro Dirceu Arcoverde e outras regiões que descobriram através da arte e da reciclagem, uma forma de driblar o stress e ociosidade da terceira idade. 

Para a dona de casa Maria de Assunção Cavalcante, de 62 anos, através da oficina, ela pôde aperfeiçoar as técnicas artísticas e encontrar uma ocupação para o tempo livre. “Comecei a participar para entreter a vida, pois estou com idade de ficar apenas em casa. Mas estou adorando tudo que fazemos aqui”, frisa a idosa, lembrando que as peças produzidas por elas foram feitas para presentear parentes. “Viajei há pouco tempo para Brasília e teve gente lá que pediu para levar mais peças”, completa. 

A oficina é realizada há mais de dois anos no Teatro João Paulo II e reúne cerca de 25 alunas, que aprendem gratuitamente várias técnicas do fazer artístico utilizando material reciclado. De acordo com Manoel Severino, as aulas acontecem a partir das 8h e com todo o material fornecido pela FMCMC. 

Segundo Manoel Severino, a oficina está atraindo não só as pessoas do bairro, mas de outras regiões também, como é o caso da senhora Maria Pereira de Sousa, de 57 anos, que reside no loteamento Atalaia, nas proximidades da Penitenciária Irmão Guido, na zona Rural da capital. “Já fiz um curso de biscuit oferecido pela Prefeitura e agora quero aprender outras coisas, tanto para ocupar o tempo como para vender”, finaliza.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: