Cidadeverde.com

Observar a quantidade de sódio na alimentação é importante

Imprimir

Temido por alguns, o sódio não pode ser considerado como um vilão. Isso porque ele contribui para a realização de funções fundamentais para o organismo. Apesar disso, é necessário evitar os exageros. Caso contrário, os efeitos serão negativos. Por isso, é muito importante controlar a quantidade deste ingrediente na alimentação do dia a dia.

Uma forma prática e eficiente para reduzir o consumo do sódio analisar os rótulos dos produtos. O ideal é optar por alimentos com uma quantidade reduzida deste ingrediente.

Outra ação necessária é reduzir a quantidade de sal utilizada no preparo dos alimentos. Alguns temperos naturais conseguem dar sabor aos pratos, como o alho e a salsa, melhorando até mesmo o sabor do prato. Evite também os temperos industrializados. Prefira os naturais ou ar ervas desidratadas.

Redução

No Brasil, a indústria alimentícia segue reduzindo gradativamente a quantidade de sódio nos alimentos industrializados. Isso ocorre por causa de um acordo firmado com o Ministério da Saúde, que busca ofertar para a população alimentos mais saudáveis.

Na lista estão produtos como: temperos, caldos, margarinas vegetais e macarrões instantâneos. É possível encontrar também outros alimentos como bisnagas e cereais matinais.

Apesar dessas ações, a população também precisa fazer a sua parte. Por isso, é importante promover a redução da quantidade de sódio consumida diariamente. Manter uma dieta equilibrada é fundamental para a conquista da qualidade de vida. Além disso, lembre-se de praticar regularmente atividade física. Por fim, consulte um médico para a realização de exames de rotina, assim como para a construção de uma rotina alimentar saudável.

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais